23/07/2020
Vencedora só será declarada após análise da documentação da empresa pela Comissão de Licitação do DER
Na tarde desta quinta-feira (23) nove empresas disputaram o projeto e execução para a obra da Trincheira Bratislava, na BR 369, em Cambé. A empresa que ofereceu o lance de menor valor é a Compasa do Brasil, com de R$ 13.559.000,00. Um desconto de aproximadamente 25% sobre o valor máximo de R$18 milhões previstos no edital, sendo R$ 350 mil para a elaboração do projeto e R$ 17,6 milhões para a execução da obra, e um prazo de 18 meses – três para o projeto e 15 para a obra. O critério de seleção desta licitação é o menor preço.
A empresa, chamada de primeira arrematante, já que a licitação foi por lances, tem 72 horas para entregar a documentação que será analisada pela Comissão de Licitação do DER. Só depois poderá ser declarada a vencedora.
“Há ainda a fase de análise de documentação e validação, mas ficamos preocupados com o desconto de 25%, muito longe do valor previsto no edital, e o que nós esperamos é uma obra de qualidade, que há muito tempo é aguardada pela região”, comentou o deputado Tiago Amaral, integrante da Comissão de Infraestrutura que colocou esta obra entre as prioritárias para a região pelo alto fluxo de veículos e número de acidentes. O cruzamento entre a BR-369, a Avenida Brasil e a Estrada da Bratislava está na rota principal do trecho Londrina – Maringá, apresentando tráfego intenso de veículos. Por ali passam também moradores de cidades próximas, como Rolândia, Arapongas ou Ibiporã, que se deslocam para trabalhar. Atualmente a interseção conta com semáforos para atender os quatro sentidos, e nos horários de pico apresenta engarrafamentos. A estimativa para o volume de tráfego diário médio de veículos no local é de quase 20 mil automóveis e mais de 6 mil caminhões
OBRA – A obra será executada na BR-369, no cruzamento com a Avenida Brasil e a Estrada da Bratislava, em Cambé. Na região, a obra é conhecida como Viaduto da Bratislava. A BR-369 será rebaixada para criar uma trincheira, e a obra será executada com dois viadutos, que darão continuidade à Avenida Brasil e a Estrada Bratislava em uma extensão aproximada de 800 metros.
REGIME DIFERENCIADO – A licitação é na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), inédita no Paraná. A diferença dessa modalidade para a licitação padrão é a agilidade porque permite a contratação de uma empresa ou consórcio de empresas para elaborar o projeto executivo de engenharia e imediatamente dar início à execução da obra. No RDCi, por exemplo, será verificada a documentação somente da empresa vencedora da licitação, e não de todos os participantes, tornando esta fase de habilitação muito mais rápida. E há somente uma fase para interposição de recursos, após a habilitação da vencedora.
Para o prefeito de Cambé, Zé do Carmo, “a trincheira vai distribuir o fluxo de veículos, que é intenso, dar segurança a motoristas e pedestres que passam por ali, e contribuir no desenvolvimento das cidades. Se pegar o eixo da BR 369 todo o fluxo de veículos que vem desde Foz do Iguaçu para São Paulo passa por ali. Essa é uma conquista de todos nós, foram inúmeras reuniões que participamos com o Tiago junto ao governo do estado para levar essa cobrança que não é de Cambé, mas de toda a região”, comentou.
Comissão de Infraestrutura – A Comissão de Infraestrutura de Londrina e região foi criada em 2017 pelo deputado Tiago Amaral e a Associação Comercial e Industrial de Londrina, que reúne atualmente a Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC) e Associação Médica do Londrina. Recentemente, a OAB e o CREA também se uniram à comissão. O objetivo é definir e lutar pelas obras que são relevantes para a infraestrutura e desenvolvimento de Londrina e região.