Search
Close this search box.

Mandaguaçu começa trabalho para criar Guarda Municipal

Fotografia mostra 8 pessoas lado a lado, entre elas: Inspetor Carlos Celso, prefeito Maurício Aparecido da Silva (Índio), vereador Fabrício Martelozzi e secretário Alessandro Mansano, que participaram de reunião sobre a criação da Guarda Municipal de Mandaguaçu.

Com apoio do deputado Tiago Amaral, parceria com a Guarda de Curitiba deve agilizar processo

Vem aí um grande reforço para a segurança pública de Mandaguaçu, no Noroeste do Paraná. A cidade deve ganhar em breve a sua Guarda Municipal. A criação da estrutura começou a ser discutida numa reunião em Curitiba, intermediada pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSD): “Eu sou um grande apoiador da segurança pública. E as Guardas Municipais são instituições que auxiliam a Polícia Militar a manter a ordem e a segurança”, explica.

A reunião com o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior, teve a participação do prefeito de Mandaguaçu, Maurício Aparecido da Silva (Índio), do vereador Fabrício Martelozzi, presidente da Câmara da cidade, e do secretário de Segurança, Mobilidade Urbana e Transporte de Mandaguaçu, Alessandro Mansano.

Parceria para agilizar

Para Mansano, a reunião foi bastante produtiva: “Eles vão ajudar a elaborar e revisar o projeto de lei, para levarmos à nossa Câmara Municipal. Depois da aprovação, vamos fazer o concurso público e, então, a Guarda de Curitiba vai nos auxiliar na formação dos agentes”.

O comandante Carlos Celso detalha como será o trabalho: “Por ser a primeira do Paraná e uma das maiores do país, a Guarda Municipal de Curitiba tem vasto conhecimento. Assim, pode auxiliar os demais municípios com treinamento, capacitação e doação de equipamentos. Podemos contribuir também na elaboração de edital de concurso e no convênio com a Polícia Federal. São exigências nacionais, de acordo com o Estatuto Geral das Guardas Municipais. Isso faz com que a gente facilite o trabalho dos gestores”.

Proteção e defesa da população

Segundo prévia do Censo 2022, divulgada pelo IBGE, Mandaguaçu tem hoje em torno de 31 mil habitantes e, nesse sentido, é o terceiro município do Paraná que mais cresceu nos últimos 12 anos. O secretário Mansano sustenta que essa é uma das principais razões para investir cada vez mais na defesa da população: “Temos muita necessidade de ter a Guarda. Temos a Polícia sempre presente. Entretanto, precisamos somar esforços e intensificar a atuação, para atender a todas as necessidades que vêm desse crescimento”, pontua.

A previsão é que a futura Guarda Municipal de Mandaguaçu seja armada e atue como uma polícia de proximidade — ou seja, junto à população. A nova instituição deve ter também uma unidade da Patrulha Maria da Penha. A finalidade é proteger, monitorar e acompanhar mulheres que receberam da Justiça medidas protetivas de urgência.

O apoio do deputado Tiago Amaral a essa demanda é mais um capítulo da bem-sucedida parceria com Mandaguaçu, que tem garantido importantes avanços para infraestrutura, agricultura, castração de animais e ações na área de segurança, bem como na entrega de máquinas e veículos para a prefeitura.

Tiago Amaral tem apoiado com firmeza a criação de Guardas Municipais em todo o Paraná. O objetivo é, acima de tudo, reduzir a criminalidade e aumentar a segurança da população: “Nós precisamos ampliar e fortalecer a segurança pública nas cidades. Mandaguaçu pode contar comigo. Vamos ajudar a agilizar e resolver o mais breve possível esta demanda tão importante. Criar a Guarda Municipal de Mandaguaçu é uma medida fundamental para proteger o patrimônio público e defender os cidadãos”, ressalta.

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!