08/04/2020
A nova maternidade do Hospital Universitário (HU) de Londrina, que ainda não entrou em funcionamento, vai ganhar 100 leitos e mais 20 poderão ser instalados com a entrega da nova fase de reforma do PS, prevista para a segunda quinzena de abril.
Os novos leitos vêm para reforço na estrutura de acolhimento e internamento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19). A ideia é equipar espaços já existentes para funcionar como um Hospital de Campanha no enfrentamento ao coronavírus. A nova maternidade está pronta, mas dependia da chegada de equipamentos para iniciar atendimento. O HU é o maior hospital público do interior do Paraná e recebe pacientes de centenas de municípios, tudo pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
“A ideia surgiu há duas semanas e vem sendo trabalhada desde então. Como relator do orçamento e vice-líder do Governo, conduzimos a operacionalização dos R$ 10 milhões pelo secretário de Saúde, Beto Preto. Com a maior parte do investimento garantido, faltavam os R$ 5 milhões que buscamos junto à Câmara de Vereadores de Londrina. O objetivo é salvar vidas e isso só será possível somando esforços e empenho de todos os poderes, legislativos estadual e municipal, em parceria com o Governo do Estado e entidades de Londrina”
TIAGO AMARAL
Matéria publicada na Paiquere