27/8/2021
Para esclarecer o andamento do projeto do Viaduto do Grêmio/Angelina Ricci Vezozzo, importante conexão com a zona norte, a Comissão de Infraestrutura contou com a participação do engenheiro civil Fernando Lovel Bergamasco, Diretor de Projetos, como representante da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação. Segundo ele, a previsão da prefeitura é ter a versão final em setembro. O projeto básico será entregue ao DER para a licitação do projeto executivo e execução da obra, como ocorreu com o Viaduto Bratislava.
Licitado no modelo RDCI, em que projeto executivo e obra são executados pelo consórcio vencedor, o Viaduto Bratislava/Avenida Brasil, na BR-369, foi outra importante obra da região conquistada pela força e articulação da Comissão. A obra começou em março com previsão de conclusão em maio de 2022.
Na sua reunião mensal, que acontece no final do mês, a Comissão de Infraestrutura de Londrina e região debate o andamento das obras prioritárias para Londrina. Com a publicação do edital para a duplicação da PR-445, de Mauá da Serra a Lerroville, a Comissão trabalha para que, em breve, seja lançado o edital que vai concluir a duplicação, entre Lerroville e Irerê, integrado com o trecho seguinte, até Londrina, já inteiramente duplicado.
Principal ligação entre Londrina e Curitiba, a PR-445 tem 15 km duplicados e 50 km em pista simples. O trecho entre Mauá da Serra e Lerroville tem 27,7 km e investimento estimado de R$ 217 milhões. A abertura dos envelopes está marcada para o dia 22 de setembro. O prazo para concluir a obra é de 18 meses após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço.
Comissão
Integram a comissão o deputado Tiago Amaral, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC), Associação Médica do Londrina, OAB Londrina, CREA, ATT Logística e Sincoval.