Entre os equipamentos mais importantes de uma sala de estabilização está o monitor multiparâmetro que faz a leitura dos sinais vitais do paciente, indicando em tempo real para a equipe médica as informações da condição de saúde atual do paciente.
Dois desses equipamentos chegaram à Jataizinho nesta segunda-feira (31) e estão em pleno funcionamento na Sala de Estabilização da Unidade de Pronto Atendimento Municipal, localizado no Centro de Saúde, que atende 24h. A chegada dos equipamentos é resultado da articulação do deputado Tiago Amaral junto ao Secretaria de Estado da Saúde por solicitação do prefeito Vilsinho.
De acordo com a enfermeira e secretária de Saúde, Veronica Sanches Gomes, o paciente recebe o primeiro atendimento na Sala de Estabilização da Unidade de Saúde. “A equipe realiza o primeiro atendimento, estabilizando o paciente e se tiver necessidade ele é encaminhado para Ibiporã ou para Londrina, dependendo da gravidade”, explica a secretária. Segundo a secretaria, em média, 1.100 pessoas são atendidas por mês no Pronto Atendimento Municipal.
O PAM contava com um monitor que era alugado e custava de R$ 2,2 mil por mês. Agora são dois aparelhos e sem custo para a prefeitura. Para levar os pacientes graves até as cidades vizinhas de Ibiporã e Londrina a prefeitura conta com duas ambulâncias. Uma das ambulâncias chegou recentemente ao município também por ação de Tiago Amaral.
“A articulação do deputado Tiago foi fundamental para a chegada dos equipamentos, assim como a ambulância e os dois veículos para o programa da Saúde da Família”, afirmou o prefeito Vilsinho Quirino.