A tão esperada notícia da duplicação da PR-445 chegou com publicado do edital nesta sexta-feira (13) para escolher a empresa que vai executar a obra começando pelo trecho de 27 km entre Mauá da Serra e o distrito de Lerroville, um investimento estimado de R$ 217 milhões.
O outro trecho, entre Lerroville e Irerê, com 23 quilômetros, será lançado em breve, integrado com o seguinte, até Londrina, já inteiramente duplicado.
A empresa vencedora terá 18 meses após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço.
“A duplicação da PR-445 é uma das principais obras de infraestrutura da nossa região, assumimos o compromisso de lutar por ela desde a criação da Comissão de Infraestrutura há quatro anos. É uma reivindicação histórica da região Norte, aguardada há pelo menos trinta anos. A obra significa mais segurança e qualidade de vida para toda a região de Londrina, não apenas para quem vai a capital, mas para moradores dos distritos e também de Tamarana”, afirmou o deputado Tiago Amaral.
A primeira fase da modernização da PR-445 foi concluída no início de 2021, com a entrega dos 15 km até o distrito de Irerê. O Governo do Estado investiu 97 milhões na rodovia até agora, entre execução e elaboração de projeto para o trecho de 50 km que será duplicado. O projeto executivo foi elaborado pela empresa Engefoto a um custo de 3,6 milhões.
OBRA – Além da restauração da pista existente, está prevista a duplicação do trecho em uma extensão de 27,07 quilômetros, implantação de um viaduto no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, uma rótula em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, e a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas.
Será implantada uma pista nova com duas faixas de rolamento de 3,60 m cada em sentido único e acostamento externo de 2,50 m, separada da pista atual por um canteiro central de 7 m ou 9 m de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho. No local onde não será possível o canteiro, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura em cada lado.
Pelo edital, as empresas interessadas devem protocolar suas propostas até o dia 21 de setembro, com a abertura das propostas de preços sendo realizadas no dia seguinte, às 14 horas, no auditório do DER/PR em Curitiba.
Clique aqui para mais informação sobre as obras e a Comissão de Infraestrutura