Search
Close this search box.

Lei para atrair empresas de tecnologia para Londrina e região está regulamentada

Para Tiago Amaral, lei vai trazer impulso para a economia de Londrina e do Norte do Paraná

A lei 21.341/22, que dá benefícios para a instalação de indústrias de eletroeletrônicos, telecomunicação e informática no Norte do Paraná, está regulamentada. O decreto foi assinado pelo governador Ratinho Junior e deu origem ao programa ICMS Paraná Inovador.

O benefício será voltado a estabelecimentos industriais que se enquadram no Paraná Competitivo, programa de incentivos fiscais coordenado pela Secretaria da Fazenda e pela Invest Paraná, e que atuam na produção de equipamentos eletrônicos, de telecomunicação e informática em municípios do Estado que abrigam instituições de ensino técnico e tecnológico – Universidade Federal Tecnológica, Instituto Federal do Paraná e Universidades Estaduais do Paraná. Atualmente, 46 cidades paranaenses se enquadram neste critério, entre elas, Londrina, Apucarana e Cornélio Procópio

A lei corrige uma injustiça, que era a concessão dos benefícios apenas para a região Sudoeste. Tiago Amaral, que foi o relator da proposição na Assembleia Legislativa do Paraná, conta como foi o processo: “Havia bastante resistência em ampliar os incentivos dessa lei, que estavam restritos a alguma poucas cidades de apenas uma região. Então, foi um trabalho árduo, ouvindo todas as partes envolvidas, fazendo toda a articulação com o Governo Estadual, até que conseguimos a aprovação e a sanção da lei, em dezembro de 2022”, lembra o deputado.

Novas empresas vão gerar empregos

Com a regulamentação, a lei passa a funcionar na prática. Segundo informações de especialistas do setor, já haveria várias industrias de tecnologia e inovação, com alto valor agregado, interessadas em se instalar nas cidades beneficiadas.

O deputado estadual Tiago Amaral explica o que isso significa na prática: “Novas empresas vão se instalar em Londrina e região e gerar muitos empregos. E serão empregos de qualidade, que vão oferecer grandes oportunidades para os nossos jovens. Ou seja, a gente não vai mais perder para São Paulo os profissionais formados na UEL e nas nossas instituições de ensino”, acredita.

A lei é classificada como a melhor do Brasil em inovação e atratividade e deve elevar o Paraná a um outro patamar para atração de empresas de alto valor agregado. “Londrina é uma cidade inovadora, com um ecossistema que é referência hoje no Brasil. Então, essa lei é estratégica. Vai ser uma grande oportunidade de geração de empregos, renda e riquezas, além de consolidar todo o Norte do Paraná como referência nacional em inovação”, comemora Tiago Amaral.

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!