Uma conquista. Assim o deputado estadual Tiago Amaral (PSB) definiu a conclusão da licitação de uma patrulha rural (conjunto de máquinas e caminhões) para o consórcio formado por Londrina, Cambé, Arapongas e Rolândia que poderão executar serviços de adequação e melhorias nas estradas rurais. A licitação para a compra das máquinas já foi realizada e a previsão para a chegada aos Núcleos Regionais é final de fevereiro, segundo a SEAB.
“O desenvolvimento dos municípios passa pelas estradas rurais. Os produtores podem escoar a safra, os estudantes que faltam às aulas em dias de chuva por causa dos atoleiros conseguem chegar até as escolas e os moradores podem ir e vir com mais dignidade. Esperamos a conclusão da licitação para dar a boa notícia aos municípios”, comentou Tiago Amaral (PSB).
Composta por trator de esteira, pá carregadeira, escavadeira hidráulica, caminhão caçamba e de comboio, motoniveladora e rolo compactador, a patrulha vai trabalhar nos municípios sob a gestão do consórcio formado pelas prefeituras. As máquinas são repassadas ao consórcio por meio de cessão de uso por dois anos e os municípios ficam responsáveis pela contratação de pessoal administrativo, técnico e operacional, além das despesas com transporte de máquinas e combustíveis e reuniões com os moradores para definir o cronograma de trabalho.
Etapas – O convênio prevê que os municípios cumpram várias etapas antes das obras de melhorias nas estradas rurais, como a capacitação de técnicos para elaboração dos projetos, capacitação de operadores de máquinas e elaboração de planos de gestão. Após cumprir essas etapas, os municípios podem iniciar a execução dos serviços nas estradas rurais.
A meta prevista pela Secretaria a ser atingida, com cada patrulha, é de executar 50 quilômetros de projetos de adequação, readequação, manutenção e ou melhorias em estradas rurais por ano por Consórcio.
Foto cedida pela Prefeitura de Tamarana