Líder nas pesquisas se reuniu com esportistas e apresentou um plano ambicioso para melhorar espaços públicos e incentivar atletas
Tiago Amaral, candidato à Prefeitura pela coligação “A Londrina Que Queremos” (PSD/PL/União/PRD/Agir/Avante), acredita no potencial transformador do Esporte para a cidade.
Ele apresentou para lideranças e atletas as ideias do plano de governo para o Esporte, com soluções práticas para os desafios atuais da área, desde a manutenção de espaços esportivos até o incentivo ao desenvolvimento de novos talentos.
“Eu acredito no poder transformador do Esporte. Ele ocupa nossas crianças e jovens com atividades saudáveis, afasta-os das ruas e abre caminho para a formação de campeões que vão carregar o nome de Londrina em competições estaduais, nacionais e até internacionais”, afirma Tiago.
Saúde e vida melhor para todos
Um dos pilares do plano de Tiago Amaral é o incentivo à prática esportiva em todas as fases da vida, desde as escolinhas esportivas até programas voltados para os idosos. “Quando incentivamos a prática esportiva, estamos prevenindo doenças e, com isso, reduzimos o impacto sobre o sistema de saúde pública,” explica.
Para isso, ele propõe parcerias da FEL (Fundação de Esportes de Londrina) com a Secretaria de Educação, para expandir os projetos esportivos nas escolas. Já o trabalho em conjunto com a Secretaria do Idoso vai garantir que os frequentadores das academias ao ar livre recebam orientação adequada.
E a parceria com a Secretaria de Assistência Social vai incluir o Esporte na reintegração de pessoas em situação de rua, ajudando-as a reconstruir suas vidas. “O Esporte é uma forte ferramenta de transformação, inclusive para pessoas em situação de vulnerabilidade social”, defende Tiago Amaral.
Revitalização de espaços e estruturas esportivas
Tiago Amaral é um deputado presente em todas as regiões da cidade e, por isso, ele vê na prática o quanto a infraestrutura esportiva de Londrina está deteriorada. “A Lei de Diretrizes Orçamentárias prevê que 1% do orçamento seja destinado ao esporte, mas a atual gestão não repassa nem metade disso para a FEL.”
Um dos compromissos de Tiago Amaral no plano de governo é justamente melhorar o orçamento da FEL, até para permitir que os mais de 130 espaços esportivos da cidade sejam mantidos em boas condições.
“No primeiro ano da nossa gestão, a prioridade será cuidar do que está abandonado. Faremos reformas urgentes e reparos necessários nos espaços esportivos e, ao mesmo tempo, vamos planejar as reformas maiores e novas construções”, explica Tiago Amaral.
Estádio do Café e Autódromo
Para resolver problemas maiores, como a requalificação do Autódromo e do Estádio do Café, Tiago pretende buscar recursos nas outras esferas de governo. “Eu tenho uma grande articulação com o governador Ratinho Junior, que vai nos ajudar nessas obras. Também vamos buscar verbas federais, até porque só com os recursos municipais nós ficaremos limitados”.
Sobre o Estádio do Café, Tiago lembra que serão necessárias reformas estruturais, como melhorias hidráulicas, elétricas e a instalação de cadeiras nas arquibancadas. “O Estádio do Café vai completar 50 anos em 2026, e nosso plano é que ele se torne uma praça esportiva de referência”, revela o candidato, que concorre com o número 55.
Tiago vê o Autódromo como um equipamento fundamental para que Londrina volte a ser a cidade do Esporte, atraindo eventos nacionais e internacionais e mais visibilidade e turismo para a cidade. “O Autódromo de Londrina é um dos doze que existem no Brasil e nós precisamos aproveitar melhor esse nosso ativo”, defende.
Skate, Futsal e Handebol
O plano de governo de Tiago Amaral é o único que traz propostas para os atletas do skate. A ideia é fortalecer a modalidade, fazendo a avaliação das pistas atuais, a correção de problemas e a reforma de locais como o Half do Vale do Rubi. “Também vamos trabalhar para construir novas pistas e apoiar eventos e competições, porque o skate tem grande potencial para atrair turistas a Londrina”, pontua Tiago.
Ele também menciona a necessidade de Londrina ter mais ginásios além do Moringão que sejam adaptados aos parâmetros oficiais. No Parigot 3 e no Jardim Bandeirantes, por exemplo, as medidas já são oficiais, mas faltam melhorias na infraestrutura. “Hoje, só o Moringão pode receber competições de porte maior. Vamos trabalhar para que Londrina possa fomentar o Esporte e atrair eventos maiores de futsal e handebol, por exemplo”, planeja o candidato Tiago Amaral.
Bolsa-Atleta Londrina e FEIPE
Uma das propostas mais inovadoras de Tiago Amaral é a criação do programa Bolsa-Atleta Londrina, destinado a apoiar jovens. “Eu quero garantir que nossos talentos esportivos tenham apoio para se desenvolver e representar Londrina em competições nacionais e internacionais”, afirma. Além de impulsionar o desenvolvimento de atletas, o programa buscará promover inclusão social e saúde.
Tiago também propõe o fortalecimento do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), importante para financiar projetos esportivos locais. “O FEIPE precisa ser justo e transparente, com regras claras para apoiar mais projetos”, enfatiza.
Compromisso com o futuro do Esporte em Londrina
Com um plano que abrange desde a base até o alto rendimento, Tiago Amaral quer fazer de Londrina uma referência no esporte. “Londrina será novamente a cidade do Esporte,” conclui o candidato, planejando um futuro em que a prática esportiva seja prioridade para a saúde, o desenvolvimento social e o orgulho da cidade.