O 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina irá receber em breve um reforço importante. Na manhã dessa quarta-feira (10), em uma solenidade na Academia Militar do Guatupê, em Curitiba, foi apresentado o novo caminhão plataforma de combate a incêndio em grandes alturas. É o primeiro do Paraná.
A plataforma conta com um tanque de água com capacidade para 4 mil litros e pode chegar à até 54 metros de altura, o equivalente a um prédio de 20 andares. A plataforma móvel pode ser manipulada tanto de cima, quanto de dentro do caminhão. “Para aprender a operar o equipamento, 12 bombeiros de Londrina estão em treinamento em Curitiba. Depois do treinamento e emplacamento, Londrina receberá o caminhão”, comentou o tenente-coronel Ezequias de Paula Natal, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros.
A escolha de Londrina para ser a primeira a receber o veículo está nos dados da Pesquisa de Avaliação do Potencial do Mercado Construtor. A cidade é a mais verticalizada do Paraná e a 6ª cidade brasileira em número de edifícios acima de 12 pavimentos.
Segundo o Deputado Tiago Amaral, que participou da solenidade de entrega, a aquisição desse equipamento é um pedido antigo da corporação. “Uma cidade com a verticalização de Londrina precisa de um equipamento como esse. É uma luta de mais de 7 anos do Corpo de Bombeiros”, afirmou.
A fabricante finlandesa Bronto Skylift, especializada em veículos de combate a incêndio, venceu a licitação e foi a escolhida para a aquisição do veículo no valor de R$ 7,1 milhões. Para agosto, está prevista a chegada de mais duas plataformas iguais a esta, que serão destinadas para Curitiba e Maringá.
VIATURAS – Na solenidade, além da apresentação do novo caminhão plataforma, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior também entregou novas viaturas. Londrina será uma das cidades beneficiadas com os novos veículos. São 7 viaturas para a PM e 3 para a polícia civil. Os veículos da Polícia Militar serão destinados ao fortalecimento das ações ostensivas, principalmente às equipes policiais da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), das unidades operacionais e também da Companhia de Operações com Cães do Batalhão de Operações Especiais (Bope).