Máquinas da Patrulha Rural vão recuperar estradas rurais de Cambé, Arapongas, Rolândia e Londrina
O maquinário que será utilizado para recuperar as estradas rurais de Cambé, Londrina, Arapongas e Rolândia chegou à Londrina. A Patrulha Rural é composta por oito máquinas: trator de esteira, pá carregadeira, escavadeira hidráulica, dois caminhões basculantes e um de comboio, moto niveladora e rolo compactador, no valor de R$ 2.9 milhões de reais.
Adquirida por meio de licitação pelo Governo do Estado para o consórcio formado por Londrina, Cambé, Arapongas e Rolândia que poderá executar serviços de adequação e melhorias nas estradas rurais.
“As máquinas só são liberadas depois que o município que forma o consórcio apresentar um plano de trabalho que deve ser aprovado pela SEAB. Nós viabilizamos as máquinas pelo Governo do Estado, agora é com os municípios: quem entregar o plano de trabalho primeiro recebe as máquinas e arruma as estradas”, comentou o deputado Tiago Amaral (PSB), que viabilizou a patrulha junto ao Estado para os quatro municípios.
“O desenvolvimento dos municípios passa pelas estradas rurais. Os produtores podem escoar a safra, os estudantes que faltam às aulas em dias de chuva por causa dos atoleiros conseguem chegar até as escolas e os moradores podem ir e vir com mais dignidade”, comentou Tiago Amaral.
COMO FUNCIONA – A patrulha vai trabalhar nos municípios sob a gestão do consórcio formado pelas prefeituras. As máquinas são repassadas ao consórcio por meio de cessão de uso e as prefeituras ficam responsáveis pela contratação de pessoal administrativo, técnico e operacional. Após cumprir essas etapas, os municípios podem iniciar a execução dos serviços nas estradas rurais.