Search
Close this search box.

Maringá preside novo conselho que reúne Guardas Municipais do Paraná

Fotografia mostra participantes do Encontro Estadual de Prefeitos, Secretários Municipais de Segurança e Guardas Municipais, em Curitiba.

Eleição de diretoria foi durante encontro em Curitiba

O Encontro Estadual de Prefeitos, Secretários Municipais de Segurança e Guardas Municipais, foi considerado um dia histórico, de reconhecimento do grande serviço prestado pelas corporações dos municípios para a segurança pública da população paranaense.

Promovido pela Associação dos Municípios do Paraná, com o apoio do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), o evento reuniu mais de 300 pessoas na segunda-feira (24/7), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Participaram representantes das 37 guardas municipais do Paraná, que constituíram o CONGECEP (Conselho Estadual de Gestores Municipais de Segurança Pública e Comandantes de Guarda Municipal), com a eleição da primeira diretoria.

“Uma das pautas que vamos trabalhar é apoio logístico e financeiro, já que a União repassa recursos para os estados investirem em segurança pública. Os guardas precisam de viaturas, coletes, treinamento. E fica caro para o município sustentar sem apoio”, explica o presidente do CONGECEP, Ivan Quartaroli, que é secretário de Segurança de Maringá. Segundo ele, custo que é mais sentido pelos municípios menores.

Também estão nas prioridades a disponibilização de dados das Policias Militar e Civil e suporte jurídico robusto, já que várias decisões que impactam na atuação das guardas estão sendo tomadas no STF. O Supremo Tribunal Federal vai decidir em agosto se as guardas municipais podem ser consideradas órgãos integrantes da segurança pública.

Representatividade e união

Durante o encontro, o deputado Tiago Amaral, presidente da Comissão de Constituição e Justiça e integrante da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, fez o anúncio oficial de que as guardas municipais passarão a ter uma cadeira como membro efetivo do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Paraná (Consesp). “Eu fico muito honrado, muito feliz e satisfeito. Nosso foco é a expansão e a melhoria da representação das guardas nos debates sobre a segurança pública”, diz Tiago Amaral.

Sergio Onofre, prefeito de Arapongas, presidente da Amepar e presidente em exercício da AMP, compartilhou a experiência da sua cidade: “Em Arapongas, a Guarda Municipal e a Polícia Militar vão juntas quando uma blitz vai ser feita. E para quê? Para dar volume, para se somar, para ter mais conhecimento. Ou seja, nós temos que nos unir em favor das famílias paranaenses”.

Fotografia mostra deputado estadual Tiago Amaral anunciando que Guardas Municipais vão integrar Conselho Estadual de Segurança Pública.
“Nosso foco é a expansão e a melhoria da representação das guardas municipais nos debates sobre a segurança pública”, disse o deputado Tiago Amaral. (Foto: Ari Dias/AEN)

Uma nova realidade na segurança pública

O número de municípios que investem na criação e estruturação de guardas municipais tem aumentado nos últimos anos. Atualmente, existem 37 guardas no Paraná. Outras cidades se mobilizam para criar suas próprias corporações, como Mandaguaçu, Pitangueiras, Almirante Tamandaré, Sengés e Telêmaco Borba.

Em Lobato, na região Noroeste, com quase cinco mil habitantes, a prefeitura criou a Secretaria Municipal de Segurança Pública e aprovou com os vereadores a criação da Guarda Municipal, com implantação prevista para breve. O prefeito Fábio Chicaroli destaca: “A Guarda vai ajudar e também ampliar o trabalho da Polícia Militar. Trabalhando em parceria, nós vamos diminuir a criminalidade, que, nos tempos de hoje, se deslocou dos grandes centros para as pequenas cidades”.

Avanços e reconhecimento

O governador em exercício, Darci Piana, acredita que, a partir do encontro, será possível avançar: “Assim que o governador Ratinho Junior voltar de viagem, vamos ter uma conversa com ele a respeito do que está acontecendo aqui hoje. A gente vai conseguir conciliar os interesses de todos, para o bem do nosso povo do Paraná”.

Para o deputado estadual Tiago Amaral, o reconhecimento a todos é fundamental: “Parabéns às guardas municipais do Paraná pelo trabalho que exercem. Mas, acima de tudo, parabéns a todos os homens e a todas as mulheres da segurança pública do Paraná, que, independentemente da força a que pertencem, fazem a diferença no dia a dia de cada paranaense”.

Composição da Diretoria do CONGECEP:
  • Presidente: Ivan Quartaroli / Secretário de Segurança de Maringá
  • 1° vice-presidente: Pedro Ramos / Secretário de Defesa Social de Londrina
  • 2° vice-presidente: Marcos Leitão / Comandante da Guarda Municipal de Campo Largo
  • 1° secretário: Carlos Celso dos Santos Junior / Superintendente da Guarda Municipal de Curitiba
  • 2° secretário: Leônidas Martins Júnior / Comandante da Guarda Municipal de Paranaguá
  • 1° tesoureiro: Paulo Sérgio Argati, Secretário de Segurança e Trânsito de Arapongas
  • 2° tesoureiro: Christian Guilherme Goldoni / Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Toledo

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!