9/11/2021
O Paraná está em estado de emergência hídrica desde o ano passado e o caminhão-pipa tem sido um dos principais pedidos dos prefeitos para amenizar os efeitos da estiagem que atingem o Estado, castigando pequenos produtores e comunidades mais distantes.
Esse será o primeiro caminhão-pipa de Miraselva. Hoje o município “se vira” usando um trator que carrega um tanque, mas não tem como transportar uma quantidade grande de água pra quem precisa.
“A gente leva água para as granjas quando o avicultor não tem mais para abastecer os aviários e também nas propriedades que tem gado. A demanda é grande, tem as comunidades e a vila rural, e ainda precisamos para apagar focos de incêndio”, explica o prefeito Roxinho. Outra função do veículo, de acordo com o prefeito, será a limpeza de praças e aguar campo de futebol e jardins.
O caminhão, que deve ser entregue em breve, é fruto de uma emenda parlamentar do deputado Tiago Amaral no valor de R$ 260 mil. O repasse é feito por meio de convênios firmados entre os municípios e o Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).