Entrou conta de 40 municípios a verba de R$ 40 mil para a aquisição de equipamentos de fisioterapia para reabilitação que vão melhorar o atendimento prestado aos pacientes que necessitam do serviço na saúde pública. O recurso foi viabilizado pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSB) atendendo a pedido dos prefeitos.
“Sabemos que os pedidos para fisioterapia têm aumentado nos municípios e os novos equipamentos vão ajudar a melhorar o atendimento, evitando também que os pacientes precisem ir até cidades vizinhas para fazer as sessões ”, comentou Tiago Amaral.
Entre os municípios contemplados estão Andirá, Astorga, Alvorada do Sul, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Califórnia, Cambé, Cambira, Centenário do Sul, Colorado, Engenheiro Beltrão, Floresta, Florestópolis, Guaraci, Itaguajé, Itambé, Jaguapitã, Jataizinho, Lobato, Mandaguari, Munhoz de Melo, Nova Tebas, Ourizona, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Presidente Castelo Branco, Rio Bom, Rolândia, Sabáudia, Santa Fé, Santa Cecília do Pavão, São Tomé, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Sertanópolis, Tamarana, Ubiratã e Uraí.
Em São Jorge do Ivaí, os equipamentos serão utilizados na Clínica Municipal de Fisioterapia e Reabilitação. “Contratamos mais um profissional no final do ano já contando com esses equipamentos que vão ajudar a atender mais pessoas e com mais qualidade”, comentou o prefeito André Luis Bovo. Segundo o prefeito, mesmo aqueles pacientes com plano de saúde acabam buscando atendimento na rede pública para evitar o deslocamento de 50 quilômetros até Maringá, por isso, a demanda é grande. Os fisioterapeutas atendem de 60 a 72 pessoas por mês, com tratamento em torno de 10 a 30 sessões.
Floresta também conta com três fisioterapeutas para dar conta da demanda. O prefeito Ademir Luiz Maciel, o Dê, disse que os novos equipamentos vão para a UBS Humberto Munhoz, substituindo os antigos que estão desgastados pelo uso. Assim como São Jorge do Ivaí, a demanda é grande porque os pacientes preferem ser atendidos na cidade evitando o deslocamento de 30 quilômetros até Maringá.