Search
Close this search box.

Nova Delegacia da Mulher será inaugurada em Arapongas

Arapongas receberá em breve um novo espaço para atender ocorrências referentes à  violência contra a mulher. A confirmação aconteceu em uma reunião do prefeito Sérgio Onofre com o Secretário de Segurança, Coronel Rômulo Marinho Soares, por intermédio do Deputado Tiago Amaral. A delegacia tem inauguração prevista para o dia 5 de Julho, quando o governador Ratinho Junior estará em Arapongas. O município conta com estrutura e efetivo policial qualificado. Falta o decreto para a instalação que depende do Governo do Paraná.

“O secretario assumiu recentemente e buscamos colocar para ele as demandas de Arapongas que nós já vinhamos tratando com o Governo na área de segurança”, comentou Tiago Amaral.

A necessidade de criar uma Delegacia da Mulher em Arapongas surgiu do número significativo de casos de violência contra a mulher no município. “Hoje, dos atendimentos realizados na delegacia de Arapongas, um terço são casos violência contra a mulher. Precisamos de um espaço dedicado somente à esse tipo de ocorrência, para conseguir fazer um atendimento mais especifico”, afirmou o prefeito.

Segundo dados da Policia Civil, existem apenas 20 Delegacias da Mulher no Paraná. O objetivo dessas delegacias é o fortalecimento do atendimento policial especializado para mulheres que sofrem violência doméstica e familiar. Segundo informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) foi o quinto tribunal brasileiro que registrou maior número de novos casos de violência doméstica contra a mulher, com um total de 32.441 processos. O número indica que, por dia, a Justiça paranaense recebe uma média de 89 casos, ou ainda um novo processo a cada 16 minutos.

Para denunciar casos de violência contra a mulher, disque 181, o serviço do Governo do Paraná que registra e encaminha as denúncias para investigação. Funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. As denúncias também podem ser feitas pela internet, por meio do site www.181.pr.gov.br.

CADEIA PÚBLICA – A construção da cadeia pública em Arapongas, reivindicação antiga, também esteve na pauta. Tiago Amaral  e Sergio Onofre explicaram que o projeto está pronto e já foi disponibilizado terreno. A obra precisa de investimentos de R$ 8 milhões. Localizada na área central da cidade, a cadeia atual tem capacidade para 36 presos, mas abriga 200.

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!