Nova Tebas finaliza construção de casas em terreno que era da Cohapar

Fotografia mostra em Novas Tebas as casas que a prefeitura construiu em terreno doado pelo governo do estado, com ajuda do deputado Tiago Amaral.

Doação foi aprovada na Assembleia, com apoio de Tiago Amaral

A doação de um terreno da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) para o município de Nova Tebas já se transformou em benefício para a população. A prefeitura construiu no espaço cinco casas para famílias de baixa renda, que devem ser ocupadas em breve.

O terreno tem 5.361,34 m² e fica no Distrito de Poema. O prefeito de Nova Tebas, Clodoaldo Fernandes dos Santos, encaminhou o pedido da doação à Cohapar. Como as doações de bens do Estado dependem de autorização dos deputados, o Governo do Paraná enviou projeto de lei para a Assembleia Legislativa. Na justificativa, o governador Ratinho Junior disse que “a proposta atende ao interesse público, eis que visa contribuir para a redução das desigualdades sociais e econômicas, além da efetivação do direito social à moradia”. Sancionada, a doação está garantida pela lei nº 21610/2023.

“O apoio do deputado estadual Tiago Amaral foi fundamental”, define o prefeito Clodoaldo Fernandes dos Santos. Ele conta que que a medida representa um grande avanço: “Isso possibilita que o município entregue as residências já com a regularização fundiária. Agradecemos ao Tiago Amaral pelo grande empenho que tem dispensado aos municípios e, sobretudo, a Nova Tebas”.

Fotografia mostra prefeito Clodoaldo e deputado Tiago Amaral.
“O apoio do deputado estadual Tiago Amaral foi fundamental”, define o prefeito Clodoaldo Fernandes dos Santos.

Famílias beneficiadas não terão custos

As casas no Distrito de Poema, em Nova Tebas, custaram R$ 80.409,00 cada, dinheiro que veio de recursos próprios da prefeitura. São construções em alvenaria, com 50 metros quadrados, divididos em dois quartos, banheiro, cozinha e sala. Agora, a Copel vai fazer a extensão da rede e a ligação elétrica. A prefeitura também vai plantar grama no entorno das casas. A previsão é que até dezembro esteja tudo pronto e as famílias selecionadas possam se mudar.

“A gente fez um processo seletivo, em que houve inscrição nas comunidades, com critérios que aumentavam a pontuação, como pessoas idosas, beneficiários do Bolsa Família, gestantes, pessoas com deficiência e outros”, explica Arlosandre Júnior, secretário municipal de Urbanismo, Habitação e Obras de Nova Tebas.

De acordo com o secretário, as famílias beneficiadas não terão custo algum. Elas recebem o direito de uso e podem morar no local por prazo indeterminado. “Nós não estamos doando a casa. Se a família melhorar de vida ou for embora da cidade, o imóvel retorna para o município, que vai reformar e repassar para uma nova família que estiver na fila de espera”, diz Arlosandre Júnior.

A previsão é que até dezembro esteja tudo pronto e as famílias selecionadas possam se mudar.

Lar digno

As cinco casas construídas no Distrito de Poema fazem parte de um projeto mais amplo da prefeitura. Também com recursos próprios, o município está construindo outras 10 moradias no Distrito de Catuporanga e, além disso, mais 15 na sede, em Nova Tebas.

Para o deputado Tiago Amaral, “a construção, em Nova Tebas, das casas é um passo importante para garantir que mais famílias tenham acima de tudo um lar digno”. O deputado reforça o compromisso de atuar para que mais famílias realizem o sonho da casa própria: “Estou trabalhando com os prefeitos para tornar esse sonho realidade para todas as pessoas, principalmente para quem mais necessita”, declara Tiago Amaral.

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!