Doação foi aprovada na Assembleia, com apoio de Tiago Amaral
A doação de um terreno da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) para o município de Nova Tebas já se transformou em benefício para a população. A prefeitura construiu no espaço cinco casas para famílias de baixa renda, que devem ser ocupadas em breve.
O terreno tem 5.361,34 m² e fica no Distrito de Poema. O prefeito de Nova Tebas, Clodoaldo Fernandes dos Santos, encaminhou o pedido da doação à Cohapar. Como as doações de bens do Estado dependem de autorização dos deputados, o Governo do Paraná enviou projeto de lei para a Assembleia Legislativa. Na justificativa, o governador Ratinho Junior disse que “a proposta atende ao interesse público, eis que visa contribuir para a redução das desigualdades sociais e econômicas, além da efetivação do direito social à moradia”. Sancionada, a doação está garantida pela lei nº 21610/2023.
“O apoio do deputado estadual Tiago Amaral foi fundamental”, define o prefeito Clodoaldo Fernandes dos Santos. Ele conta que que a medida representa um grande avanço: “Isso possibilita que o município entregue as residências já com a regularização fundiária. Agradecemos ao Tiago Amaral pelo grande empenho que tem dispensado aos municípios e, sobretudo, a Nova Tebas”.
Famílias beneficiadas não terão custos
As casas no Distrito de Poema, em Nova Tebas, custaram R$ 80.409,00 cada, dinheiro que veio de recursos próprios da prefeitura. São construções em alvenaria, com 50 metros quadrados, divididos em dois quartos, banheiro, cozinha e sala. Agora, a Copel vai fazer a extensão da rede e a ligação elétrica. A prefeitura também vai plantar grama no entorno das casas. A previsão é que até dezembro esteja tudo pronto e as famílias selecionadas possam se mudar.
“A gente fez um processo seletivo, em que houve inscrição nas comunidades, com critérios que aumentavam a pontuação, como pessoas idosas, beneficiários do Bolsa Família, gestantes, pessoas com deficiência e outros”, explica Arlosandre Júnior, secretário municipal de Urbanismo, Habitação e Obras de Nova Tebas.
De acordo com o secretário, as famílias beneficiadas não terão custo algum. Elas recebem o direito de uso e podem morar no local por prazo indeterminado. “Nós não estamos doando a casa. Se a família melhorar de vida ou for embora da cidade, o imóvel retorna para o município, que vai reformar e repassar para uma nova família que estiver na fila de espera”, diz Arlosandre Júnior.
Lar digno
As cinco casas construídas no Distrito de Poema fazem parte de um projeto mais amplo da prefeitura. Também com recursos próprios, o município está construindo outras 10 moradias no Distrito de Catuporanga e, além disso, mais 15 na sede, em Nova Tebas.
Para o deputado Tiago Amaral, “a construção, em Nova Tebas, das casas é um passo importante para garantir que mais famílias tenham acima de tudo um lar digno”. O deputado reforça o compromisso de atuar para que mais famílias realizem o sonho da casa própria: “Estou trabalhando com os prefeitos para tornar esse sonho realidade para todas as pessoas, principalmente para quem mais necessita”, declara Tiago Amaral.