Search
Close this search box.

Nova Tebas será pioneira na reciclagem de resíduos de construção civil

O que fazer com o que sobra de lixo e entulho quando acaba uma obra? Toneladas desse tipo de material são produzidas por dia no Paraná, e nem todos sabem qual é a destinação correta.

Vendo o acumulo de restos de obras no município, o prefeito de Nova Tebas, Clodoaldo Fernandes, decidiu montar uma usina para transformar esses resíduos em matéria-prima. O maquinário para colocar a usina em funcionamento custa R$ 157 mil e será adquirido com recursos do Governo do Estado, viabilizados pelo Deputado Tiago Amaral.

A iniciativa do prefeito Clodoaldo é inédita na região. Segundo dados da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, a ABRECON, existem 310 usinas desse tipo no Brasil, e dessas, apenas 16 ficam no Paraná. Segundo o prefeito, até então esses restos de materiais eram chamados de “entulhos” e a destinação era incerta. “Não tínhamos o que fazer com o que sobra das obras. Não podemos fazer o descarte no lixo comum, e a nossa cooperativa não tinha recursos para reciclar esse tipo de material. A ideia surgiu da necessidade”, afirma.

Ainda segundo dados da ABRACON, o número tão baixo de usinas é conseqüência das dificuldades para encontrar pessoal técnico preparado para operar os equipamentos. Segundo o prefeito Clodoaldo, o equipamento será destinado à cooperativa de catadores do município, chamada de Cooperativa de Trabalho de Agentes Ambientais de Nova Tebas, e eles aprenderão o novo ofício. “Conforme esse tipo de reciclagem for crescendo no município, também vai acabar gerando novos empregos”, afirma.

E com o equipamento de reciclagem, a cooperativa ganha um novo tipo de trabalho: o de gerar matéria-prima para as próximas obras da cidade. Os materiais reciclados se tornam manilhas, britas e areia. “Vamos destinar os produtos da reciclagem para fazer novas obras na cidade, como recuperação de ruas e calçadas”, finaliza o prefeito.

“O Clodoaldo é um prefeito jovem e inovador que está sempre buscando alternativas para melhorar a gestão”, afirmou Tiago Amaral.

São considerados RCC – Resíduos de Construção Cívil – materiais como paredes, blocos de concretos, areia, cimento, tijolos, telhas, revestimentos cerâmicos e todo tipo de restos de obras e construções. E não há destinação correta desse tipo de lixo, a reciclagem é única solução para um descarte consciente.

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!