Com estrutura moderna, treinamento de policiais penais será aperfeiçoado
“Uma justa homenagem a um agente da segurança pública que perdeu a vida por cumprir sua função com muita coragem”. Com essas palavras, o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) define o projeto de lei nº 402/2023, de sua autoria. A proposta, aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná no dia 24/05/2023, deu o nome do policial penal Thiago Borges de Carvalho ao Centro de Treinamento e Instrução do Setor de Operações Especiais (SOE), em Londrina, que agora ganhou também um novo espaço.

O que é o SOE
O SOE é uma instituição da Polícia Penal do Paraná, que começou a atuar na cidade em outubro de 2015, contendo uma rebelião na Penitenciária Estadual de Londrina 2 (PEL 2). Foi um trabalho intenso, de 72 dias ininterruptos, dentro da unidade prisional.
Segundo Maurilio A. Avelar Junior, chefe do SOE/Londrina, “o ano seguinte, 2016, foi um ano muito produtivo, de muito trabalho, com mais de 100 operações. Foram muitas intervenções e apreensões de drogas e celulares”
Morte em serviço
Avelar comenta que a atuação do grupo incomodou o crime organizado, que reagiu covardemente. No dia 20 de dezembro de 2016, após uma operação de revista, criminosos fizeram uma emboscada contra oito policiais. Thiago Borges, de 33 anos, foi baleado na cabeça e morreu no local. Ele deixou a mãe, a esposa e uma filha.
Luto e luta
O deputado Tiago Amaral, que preside a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, lembra que, a partir daí, houve uma conscientização sobre o papel dos então agentes penitenciários, hoje denominados policiais penais: “Havia a necessidade de oferecer mais suporte ao trabalho deles”.
Maurilio Avelar conta que o luto pela morte do companheiro de trabalho foi transformado em determinação para mudar a realidade dos policiais penais: “Isso foi algo que nos abalou muito na época. Dali em diante, começamos essa luta para melhorar nossas condições de trabalho. O Estado nos equipou melhor, com veículos e armas”, recorda.

Nova estrutura para treinamento
Em 2017, começou o projeto de construir um novo espaço para o Centro de Treinamento e Instrução, que agora está pronto. A inauguração foi na quinta-feira, dia 25/5. A nova estrutura tem sala de aula para 45 alunos, academia, tatame e estande de tiro indoor, com alvos motorizados.
Além do SOE, a base atende também às forças de segurança pública da região, que nela podem realizar aulas teóricas e práticas. Os cursos de formação dos policiais penais acontecem lá, além de treinamentos que aperfeiçoam o trabalho dos 31 policiais penais que atuam no SOE Londrina. “É o nosso objetivo principal: sempre qualificar nossos servidores. Até porque o reflexo dos nossos treinamentos vai se dar depois na sociedade, com um trabalho de excelência”, pontua Maurilio Avelar.

Em memória de Thiago Borges de Carvalho
O deputado Tiago Amaral é testemunha da evolução: “Em função dessa situação trágica, nós tivemos um avanço enorme em relação à Polícia Penal. Hoje, o SOE é uma força que treina com muita constância e tem um preparo muito elevado. Como resultado, isso reduziu o risco que os nossos policiais penais estavam correndo”.
E completa: “Então, a lei que consegui aprovar traduz a minha consideração e meu respeito enorme pelo Thiago, pela família dele e por todos os servidores da Segurança Pública”.
O chefe do SOE/Londrina, Maurilio A. Avelar Junior, diz que a entrega da obra marcou um momento gratificante: “Foi um trabalho de muita luta, esforço, dedicação e suor derramado. Tudo foi muito inspirado no Thiago Borges de Carvalho. Vamos fazer essa homenagem, eternizando o nome dele nesse espaço e nos nossos corações”.