O ano letivo de 2018 conta com uma ótima novidade para estudantes universitários de Inajá. O transporte até a universidade, antes pago por eles, agora passa a ser gratuito com a chegada de dois ônibus zero quilômetros, viabilizados pelo deputado estadual Tiago Amaral atendendo a pedido do então prefeito Eduardo Cintra Lugli e do vice Cleber da Silva, atualmente prefeito de Inajá.
Por não ter uma universidade no município, os jovens de Inajá buscam formação nos municípios vizinhos, como Maringá e Paranavaí. A viagem de mais de uma hora é realizada diariamente, e cabia aos universitários arcarem com as despesas do transporte, que antes era feito por uma van particular com apenas 16 lugares. Os dois novos ônibus, cada um com 32 lugares, representam uma economia de mais de R$ 450 reais mensais para cada estudante, além de praticidade e conforto.
Nos anos anteriores, por conta do alto custo do transporte, muitos alunos deixaram de estudar por não conseguir arcar com a despesa. Eloiza Reguine está se formando em Engenharia Civil pela FEITEP de Maringá, e conta que nos últimos 4 anos muitos colegas desistiram da graduação. “Éramos em 28 pagantes que utilizavam a van, muitos se formaram, mas alguns abandonaram porque não conseguiam pagar. Agora temos a oportunidade de dar mais vagas para as pessoas estudarem. O ônibus está indo lotado “, afirma a estudante.
Laiani Oliveira é estudante de pedagogia e percorre 200 km diariamente para ir e voltar das aulas na Universidade Estadual de Maringá. Para ela, a chegada dos ônibus representa um avanço para o município e um dinheiro a mais no final do mês. “O ônibus que o deputado conseguiu para os universitários foi uma grande conquista e alegria. Só quem pagava sabe o quanto pesava no bolso, hoje em dia não esta fácil para ninguém gastar quase R$ 500 por mês com transporte. Podemos dizer que esse ônibus foi uma grande melhoria em nossa caminhada”, comemorou a estudante.
O benefício é gratuito e os ônibus saem diariamente de Inajá, um sentido Maringá e o outro para Paranavaí. Para fazer a inscrição basta levar até a prefeitura um documento com foto e comprovante de matrícula na universidade.