As obras de pavimentação de cerca de 7 quilômetros de estrada que ligam Iretama até o distrito Águas de Jurema serão retomadas dentro dos próximos meses. A obra, que começou no final de 2018, parou na metade por problemas no convênio.
Estão sendo investidos na obra pouco mais de R$ 3,8 milhões, recursos do Governo do Estado, viabilizados pelo deputado Tiago Amaral.
De acordo com o prefeito de Iretama, Wilson Carlos de Assis, uma média de 100 mil pessoas passam pelo trecho por ano. Além de ser o único acesso ao distrito de Águas de Jurema, que tem mais de 3500 moradores, a estrada também leva ao Hotel Termas de Jurema, um ponto turístico importante da região. “Recebemos relatos de que muitos turistas estavam deixando de visitar o Termas por causa da condição das estradas. Além dos visitantes, também temos muitos moradores que precisam dessa estrada diariamente”, afirmou o prefeito.
Segundo Julieta Schubert, vereadora de Iretama e moradora do distrito Águas de Jurema, a estrada também dá acesso à outros dois assentamentos – Muquilão e Nata – além de quatro bancos da terra, que fazem a produção de leite na região. “A estrada tem um fluxo muito grande de escoamento da agricultura, por ali passam os caminhões de leite, toda a produção de soja e milho. Os próprios moradores quando precisam de atendimento médico, tem que pegar essa estrada. É impossível atualmente na condição que está”, afirmou a vereadora.
Para a retomada da obra, será feito um novo projeto, que contempla os próximos 50% da estrada, cerca de 3km, para ser assinado um novo convênio e as máquinas voltarem ao trabalho.
ESCOAMENTO DA CHUVA – Além da pavimentação na estrada, em breve Águas de Jurema irá receber galerias pluviais para escoamento das águas das chuvas, evitando alagamentos e garantindo a boa condição das ruas e calçadas. Os recursos de R$ 611 mil para a realização da obra são do Governo do Estado, e já estão disponíveis na conta do município.