Search
Close this search box.

Autorizada a construção do Viaduto Bratislava

Obra vai desafogar o trânsito e melhorar a segurança dos motoristas

24/9/2020

Assinada nesta quinta-feira (24) a ordem de serviço que autoriza as obras do viaduto Bratislava, na BR 369, em Cambé, na interseção da Avenida Brasil com a estrada Bratislava, pelo governador Ratinho Junior e prefeito Zé do Carmo.

Formado pelas empresas Contersolo Construtora de Obras, Dreno Construções e CR Engenharia e Projetos, o Consórcio Cambé OAE Bratislava foi declarado vencedor e terá um prazo de 18 meses – três para o projeto e 15 para execução da obra – no valor de R$ 13.560.000,00.

Modelo inédito – A licitação atraiu nove empresas que disputaram o projeto e execução da obra. Com um modelo até então inédito no Paraná, o Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi) difere da licitação padrão pela agilidade ao permitir a contratação de uma empresa ou consórcio para elaborar o projeto executivo de engenharia e imediatamente dar início à execução da obra. No RDCi, por exemplo, será verificada a documentação somente da empresa vencedora da licitação, e não de todos os participantes, tornando esta fase de habilitação muito mais rápida. E há somente uma fase para interposição de recursos.

OBRA – O cruzamento na BR-369 está na rota principal do trecho Londrina – Maringá, apresentando tráfego intenso de veículos. Por ali passam também moradores de cidades próximas, como Rolândia, Arapongas ou Ibiporã, que se deslocam para trabalhar.  A estimativa para o volume de tráfego diário médio de veículos no local é de quase 20 mil automóveis e mais de 6 mil caminhões. Os engarrafamentos são comuns nos horários de pico.

A BR-369, entre a Avenida Brasil e a Estrada da Bratislava, será rebaixada para criar uma trincheira, e a obra será executada com dois viadutos, que darão continuidade à Avenida Brasil e a Estrada Bratislava em uma extensão aproximada de 800 metros.

Comissão de Infraestrutura – A trincheira está entre as obras prioritárias da Comissão de Infraestrutura de Londrina e região. Criada em 2017 pelo deputado Tiago Amaral e a Associação Comercial e Industrial de Londrina, ela reúne a Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC) e Associação Médica do Londrina. Recentemente a OAB, CREA e ATT Logística também se uniram à comissão. O objetivo é definir e lutar pelas obras que são relevantes para a infraestrutura e desenvolvimento de Londrina e região.

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!