Search
Close this search box.

Prefeito de Ribeirão do Pinhal participa de reunião na SESP junto com o deputado Tiago Amaral

O prefeito de Ribeirão do Pinhal, Dartagnan Calixto Fraiz e o deputado Tiago Amaral participaram, nesta quarta-feira, 18 de maio, de uma reunião na Sesp com o secretário Wagner Mesquita. A pauta do encontro foi o andamento do processo de instalação da penitenciária de segurança média no município e, principalmente, a implantação da Delegacia Cidadã, uma unidade da Polícia Civil que oferece tratamento humanizado.

“A reunião foi para ratificar as questões referentes à penitenciária e reforçar a necessidade da Delegacia Cidadã junto ao secretário. O Tiago Amaral, sempre atento às questões de segurança pública do estado, fez questão de estar presente”, comentou o prefeito.

A Penitenciária

A licitação para a construção do presídio tem lançamento previsto para junho e a obra deve começar ainda neste ano. A unidade, exclusivamente masculina, terá capacidade para 800 detentos e vai dispor de alta tecnologia. O terreno, na PR 439, próximo ao trevo que liga o município a Abatiá e Santo Antônio da Platina, foi doado pela prefeitura e tem 8 mil metros quadrados. A área fica a cerca de cinco quilômetros da zona urbana.

A nova unidade contará com alta tecnologia e recursos de automação para melhor monitoramento e segurança dentro e fora do presídio. O investimento é de R$ 48 milhões do governo federal e de, aproximadamente, R$ 4 milhões do município. A penitenciária vai ajudar a melhorar o sistema penal no estado, diminuindo a lotação de outras unidades carcerárias da região, beneficiando o Norte e o Norte Pioneiro.

Impactos para o município

A expectativa é de que nova penitenciária mude o perfil de Ribeirão do Pinhal, que tem 14 mil habitantes e a economia baseada na agricultura. “Serão 160 vagas para agente penitenciário, haverá a necessidade de um restaurante industrial para preparar 3 mil refeições ao dia, teremos movimento de visitas de familiares e de advogados, o que vai aquecer o comércio e aumentar demanda por serviços, alavancando a nossa economia”, explica o prefeito.

“Com tudo isso, vai aumentar o efetivo da polícia e devemos vir a ter um Batalhão da PM e do Corpo de bombeiros, além de uma vara do fórum para trâmites da Justiça”, acrescenta. “A construção, que tem prazo de dois anos para ficar pronta, também vai precisar da mão de obra de trabalhadores da região.”, conclui.

 

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!