Search
Close this search box.

Prefeitos da Amepar apresentam demandas da região ao Governador Ratinho Junior

Prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), que congrega 22 cidades e uma população de cerca de 1 milhão de habitantes estiveram reunidos nesta segunda-feira (11) com o governador Ratinho Junior no Palácio Iguaçu.  O deputado Tiago Amaral que representa vários municípios e conhece de perto os problemas da região participou da reunião.

Os prefeitos cobraram atenção para a região de Londrina. A lista foi longa. Durante uma hora, os prefeitos citaram as condições precárias das estradas, falta de policiais – há município que não conta com nenhum policial – o excesso de burocracia para as licenças ambientais e falta de estrutura. Segundo eles, o IAP não tem estrutura para fazer o serviço e a demora prejudica a instalação de empresas. O escritório regional do IAP em Londrina atende 26 municípios. Na saúde os prefeitos reclamaram da demora para a realização de cirurgias simples, que chega a três anos.

Consórcios – Ratinho Junior citou os consórcios como uma boa estratégia para otimizar recursos e atender ao maior número de pessoas.” Consórcio municipais de saúde, segurança, obras, maquinários, tecnologia, iluminação pública. Consórcio são bons para o governo e para os municípios”, comentou.

Com relação à infraestrutura, o governador citou a elaboração de programas pelo governo. “Estamos fazendo um caixa para lançar um grande pacote de revitalização das rodovias e paralelamente outro caixa para formar um banco de projetos de infraestrutura para resolver gargalos nas regiões. Estamos tentando fechar R$ 100 milhões para os projetos”, comentou. Segundo ele, o governo está trabalhando para lançar os dois programas depois do carnaval e estudando a criação de um Paraná Competitivo para cidades de baixo IDH e alto índice de desemprego, com incentivos diferenciados para atração de empresas.

Para o presidente da Amepar e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, os municípios precisam trabalhar de forma conjunta com o governo em busca de soluções que melhorem a vida da população. “Saímos daqui com uma visão positiva do encontro. O governo está começando e pôde ficar sabendo dos problemas regionais, de cada municípios. Isso é muito importante para o governo ter um caminho por onde seguir”, disse.

“Precisamos encontrar alternativas, mas sem deixar de pensar a médio e longo prazo para buscar as potencialidades da região. Os municípios da região de Londrina, da região de Maringá e o Norte Pioneiro podem ser um modelo desta iniciativa”, comentou deputado Tiago Amaral.

Fazem parte da Amepar os municípios de Alvorada do Sul, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé,  Centenário do Sul,  Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jacarezinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabaudia, Sertanópolis e Tamarana.

Crédito AEN/PR

Obrigado por ler nosso artigo

Quando Tiago Amaral dá a sua palavra está garantindo que trabalhará incansavelmente para atender aquela demanda.

Novidades

Vem pro Face do Tiago

Último vídeo

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!