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Projeto determina que IPVA seja cobrado de quem realmente deve

Fotografia mostra trânsito em rua de Curitiba, com vários carros. Projeto muda cobrança do IPVA.

Proposta na Assembleia entra em análise terça-feira na CCJ

Quem deve pagar o IPVA de um carro que foi vendido? O antigo ou o novo proprietário? Parece óbvio que a dívida seja do comprador. Mas, contrariando o senso comum, quem adquire um veículo usado depois de 1º de janeiro só deve o imposto a partir do ano seguinte. O problema é que a redação de um parágrafo incluído em 2011 na lei nº 14.260/2003 dá margem a cobranças que atingem os dois lados, de forma solidária.

Agora, o projeto de lei 7/2023, apresentado pelo deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos), busca resolver a situação. A proposta começa a ser discutida na próxima reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, marcada para esta terça (21/3). A CCJ é responsável por analisar a constitucionalidade dos projetos e avaliar se podem seguir em tramitação na Casa.

Para o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), presidente da CCJ, essa questão do IPVA é um exemplo de algo que precisa ser corrigido pelo Legislativo: “Nós, deputados, temos a missão de melhorar e atualizar as leis que estão em vigor e que têm efeitos prejudiciais às pessoas”, pondera.

Segurança para quem negocia carro

O deputado Fabio Oliveira explica que, de fato, o propósito é aprimorar a legislação, em benefício dos cidadãos: “Vamos dar segurança, principalmente, ao empresário do setor. Por enquanto, o IPVA pode ser cobrado tanto do antigo proprietário quanto de quem comprou o veículo. Isso prejudica muito quem trabalha com compra e venda. A aprovação desse projeto de lei deverá facilitar também a vida do consumidor em geral, de todos os proprietários de veículos. A cobrança chegará para quem tem que ser cobrado”, assegura o autor.

A mudança tem o apoio do presidente da Assovepar (Associação dos Revendedores de Veículos do Paraná), César Lançoni Santos: “Atualmente, a lei dá direito ao Estado de cobrar das duas partes. Judicialmente, está errado e o Estado sempre perde essas ações”, esclarece.

Benefícios para toda a população

Resolver conflitos sem recorrer a demandas judiciais é outra vantagem do projeto do deputado Fabio Oliveira que o presidente da CCJ, Tiago Amaral, destaca: “Nesse caso do IPVA, queremos evitar que a questão vá parar na Justiça. Portanto, vamos diminuir a sobrecarga em cima do Judiciário e dar mais segurança a quem negocia um automóvel, o que se traduz em benefícios para toda a população”, analisa.

A CCJ se reúne nesta terça-feira (21/3), às 13h30, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, no canal aberto 10.2, canal 16 pela Claro/Net e pelo YouTube do Legislativo paranaense.

 

crédito foto Roberto Dziura Jr/AEN PR

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