3/12/2019
Quatro empresas e consórcios disputam a elaboração do projeto de duplicação e restauração da PR-455, entre Irerê e Mauá da Serra, com extensão de aproximadamente 50 km.
Os envelopes com as propostas de preços e documentos de habilitação foram abertos na tarde desta terça-feira (3) pela Comissão de Licitação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). As empresas e consórcios interessadas são duas brasileiras (Engefoto e Consórcio Prodec Unidec) e duas portuguesas (Consórcio Viaponte Concresolo e Consórcio Cobba Engevix).
Conforme o edital publicado em 30 de outubro, o preço referencial orçado pelo DER/PR é de R$ 5,6 milhões. O edital de licitação acontece na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), em que empresas pré-selecionadas são convidadas a apresentar propostas técnicas e de preço.
No caso das propostas técnicas serão avaliados três critérios: experiência prévia da empresa, qualificação dos profissionais participantes na elaboração do projeto e plano de trabalho. Após essa fase, ainda sem prazo para ser concluída, cada empresa recebe uma nota. Na sequência serão abertos os envelopes com as propostas de preço.
OBRA – O projeto é dividido em dois subtrechos. O primeiro, com extensão de 26,8 km, começa na intersecção da PR-445 com a rodovia BR-376, no acesso a Mauá da Serra, e vai até o cruzamento da via estadual com o acesso ao distrito de Lerroville. O entroncamento com a BR-376 deverá ser remodelado com a incorporação de faixas de aceleração e desaceleração para comportar a duplicação. Também nesse primeiro subtrecho, os acessos ao município de Tamarana e ao distrito de Lerroville deverão ser interligados por meio de marginais e contemplados com intersecções em desnível.
Já o segundo subtrecho inicia no acesso a Lerroville e segue pelos 22,9 km subsequentes, até o km 50 da PR-445, onde já existem obras em andamento de duplicação. É nesse segundo subtrecho que se localizam dois entroncamentos com a PR-532 onde deverão ser estudadas soluções para implantação de intersecções em desnível: o primeiro, localizado na altura do km 40,75 é o trevo que dá acesso ao distrito de Guaravera e o segundo trata-se do trevo de acesso ao distrito de Taquaruna.
Nos dois subtrechos existem pontes que cruzam rios da região. Elas deverão ser alargadas para comportar a faixa adicional da duplicação e, no caso de pontes com histórico de alagamento, o estudo hidrológico do projeto deverá apontar a solução.
PRAZOS – Depois da análise das propostas o DER/PR vai encaminhar os relatórios para o BID. Após a aprovação do resultado final pelo banco, o DER/PR anunciará a empresa vencedora. A previsão é concluir a licitação até março.
ATA CO 23-2018 – SBQC – BID – PROPOSTA TÉCNICA – 03.12.19 (assinada)
CRÉDITO FOTO JORGE WOL/DER