24/01/2020
E o ano de 2020 começa com liberações para Ubiratã. O prefeito Haroldo Fernandes (Baco), esteve em Curitiba com o chefe de gabinete Osmar Pires e o vereador Rafael Bartz, para uma reunião na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), articulada pelo deputado Tiago Amaral. Na ocasião, o secretário Marcio Nunes confirmou a liberação de 608 tubos, um caminhão-pipa e um caminhão compactador de lixo para o município, somando quase R$ 800 mil em recursos.
Os 608 tubos de concreto serão utilizados na revitalização de toda a galeria pluvial da Avenida Clodoaldo de Oliveira, umas das ruas mais importantes do município. “Vamos solucionar um problema que temos no município, a galeria que temos hoje não dá conta do volume de água, causando erosões e crateras”, afirmou o prefeito Haroldo Fernandes.
Segundo Márcio Vanderlinde, assessor de convênios da prefeitura de Ubiratã, além da galeria, também será construído um dissipador no final da galeria fluvial que serve para amortecer a força da água da chuva, evitando o impacto nos leitos dos rios e danos ao meio ambiente.
Além dos tubos para a galeria, o município também receberá dois caminhões. O caminhão-pipa será o segundo do município. Segundo o prefeito Haroldo Fernandes, os caminhões tem diversas utilidades. “Usamos para apagar incêndios e para regar os canteiros. Na área rural usamos em algumas estradas, principalmente onde tem pedras irregulares, para controle da poeira e melhorar a passagem dos veículos”, conta ele.
O caminhão-compactador de lixo também será o segundo de Ubiratã, e vem para reforçar o serviço de coleta de lixo no município com população de vinte e um mil moradores.