Intervenção foi anunciada pelo deputado Tiago Amaral na Comissão de Infraestrutura
A primeira reunião de 2024 da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, realizada em Londrina nesta sexta-feira (23/02), trouxe uma boa notícia em relação à melhoria no trânsito da BR-369, na altura onde está sendo construído o Viaduto da PUC.
Uma intervenção viária deve amenizar as dificuldades para as pessoas que moram e transitam pela região e também para as empresas localizadas na área, que sofrem por causa da lentidão no fluxo de veículos, em função da obra.
Por isso, a Comissão defendeu a reabertura do retorno em frente à fábrica da Cacique e promoveu uma reunião no dia 15/2, entre empresas e órgãos públicos, como PRF, DER, CMTU e DNIT.
Retorno da Cacique será reaberto
O deputado estadual Tiago Amaral (PSD), idealizador da Comissão, anunciou que, pouco mais de uma semana após essa reunião, a intervenção já está saindo do papel. Empresas que vão se beneficiar do acesso, como a Cooperativa Integrada e a ATT Logística, além de outras empresas, assumiram a responsabilidade de pagar o projeto, que já foi feito e encaminhado ao DNIT, que autorizou a intervenção. Agora, a CMTU vai reposicionar os sinaleiros e será feita toda a sinalização vertical no novo retorno.

O consórcio 369, responsável pela obra do Viaduto da PUC, se ofereceu para reabrir o canteiro, que foi fechado há cerca de 10 anos. Como o asfalto embaixo do canteiro ainda existe, a obra deve ser finalizada rapidamente. “A preocupação da cooperativa é que o movimento da nossa unidade de beneficiamento de sementes aumenta nesta época de safra e há produtos que só podem ser entregues lá”, diz o diretor da Cooperativa Integrada, Katsumi Sérgio Otaguiri. E complementa: “Não tenho dúvida dos benefícios que virão para o trânsito”.
Com custo de R$ 31 milhões de reais, em recursos do Governo do Estado, a obra do Viaduto da PUC tem mais de 16% de execução e previsão de ficar pronta até o fim deste ano.
Duplicação da PR-445 avança
Sobre a duplicação da PR-445, o deputado Tiago Amaral repassou as informações mais recentes. Entre Mauá da Serra e Lerroville, cerca de um terço da obra foi concluído (33,30%) na mais recente medição.
O tráfego de veículos foi desviado para a nova pista, em um trecho de cerca de 7 km, permitindo a reforma da pista antiga. Essa etapa deve durar cerca de três meses. A previsão é que toda a obra seja concluída no segundo semestre.
Projeto do Viaduto da Esperança está com Governo
O prefeito de Cambé, Conrado Scheller, disse que o projeto para o futuro Viaduto da Esperança, que será construído na BR-369, já passou pelos ajustes necessários e foi encaminhado ao Governo do Estado. O prefeito esclareceu que as mudanças devem agilizar o processo: “Virou um projeto novo e a notícia boa é que é um projeto executivo, que tem até orçamento e é só licitar”.
Sobre a Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná
A Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná foi criada em julho de 2017, por iniciativa do deputado estadual Tiago Amaral (PSD). O grupo é composto por empresas, representantes do Poder Público e entidades da sociedade civil organizada, como a Sociedade Rural do Paraná (SRP), o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), o Sinduscon Norte, o Sindimetal Londrina, o Grupo Folha de Comunicação, a Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC), a Associação Médica de Londrina, a OAB Londrina, o CREA e prefeituras da região.
O foco é contribuir para a concretização de obras e projetos prioritários para a expansão econômica da região Norte do Paraná. O grupo acompanha, avalia, promove articulações com órgãos públicos e cobra prazos para a realização dessas obras. Entre as conquistas que já saíram do papel, estão a duplicação da PR-445, a construção dos viadutos José do Carmo Garcia (Bratislava) e da PUC, a reforma do Aeroporto de Londrina e o futuro Terminal Metropolitano, que será feito em Londrina.