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Novo retorno na BR-369 deve melhorar trânsito perto das obras do Viaduto da PUC, em Londrina

Fotografia mostra deputado estadual Tiago Amaral na reunião da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, na qual anunciou que será aberto um retorno na BR-369 para melhorar o trânsito na área das obras do Viaduto da PUC.

Intervenção foi anunciada pelo deputado Tiago Amaral na Comissão de Infraestrutura

A primeira reunião de 2024 da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, realizada em Londrina nesta sexta-feira (23/02), trouxe uma boa notícia em relação à melhoria no trânsito da BR-369, na altura onde está sendo construído o Viaduto da PUC.

Uma intervenção viária deve amenizar as dificuldades para as pessoas que moram e transitam pela região e também para as empresas localizadas na área, que sofrem por causa da lentidão no fluxo de veículos, em função da obra.

Por isso, a Comissão defendeu a reabertura do retorno em frente à fábrica da Cacique e promoveu uma reunião no dia 15/2, entre empresas e órgãos públicos, como PRF, DER, CMTU e DNIT.

Retorno da Cacique será reaberto

O deputado estadual Tiago Amaral (PSD), idealizador da Comissão, anunciou que, pouco mais de uma semana após essa reunião, a intervenção já está saindo do papel. Empresas que vão se beneficiar do acesso, como a Cooperativa Integrada e a ATT Logística, além de outras empresas, assumiram a responsabilidade de pagar o projeto, que já foi feito e encaminhado ao DNIT, que autorizou a intervenção. Agora, a CMTU vai reposicionar os sinaleiros e será feita toda a sinalização vertical no novo retorno.

Retorno será reaberto na BR-369, em frente à fábrica da Cacique. (Imagem: projeto)

O consórcio 369, responsável pela obra do Viaduto da PUC, se ofereceu para reabrir o canteiro, que foi fechado há cerca de 10 anos. Como o asfalto embaixo do canteiro ainda existe, a obra deve ser finalizada rapidamente. “A preocupação da cooperativa é que o movimento da nossa unidade de beneficiamento de sementes aumenta nesta época de safra e há produtos que só podem ser entregues lá”, diz o diretor da Cooperativa Integrada, Katsumi Sérgio Otaguiri. E complementa: “Não tenho dúvida dos benefícios que virão para o trânsito”.

Com custo de R$ 31 milhões de reais, em recursos do Governo do Estado, a obra do Viaduto da PUC tem mais de 16% de execução e previsão de ficar pronta até o fim deste ano.

Duplicação da PR-445 avança

Sobre a duplicação da PR-445, o deputado Tiago Amaral repassou as informações mais recentes. Entre Mauá da Serra e Lerroville, cerca de um terço da obra foi concluído (33,30%) na mais recente medição.

O tráfego de veículos foi desviado para a nova pista, em um trecho de cerca de 7 km, permitindo a reforma da pista antiga. Essa etapa deve durar cerca de três meses.  A previsão é que toda a obra seja concluída no segundo semestre.

Projeto do Viaduto da Esperança está com Governo

O prefeito de Cambé, Conrado Scheller, disse que o projeto para o futuro Viaduto da Esperança, que será construído na BR-369, já passou pelos ajustes necessários e foi encaminhado ao Governo do Estado. O prefeito esclareceu que as mudanças devem agilizar o processo: “Virou um projeto novo e a notícia boa é que é um projeto executivo, que tem até orçamento e é só licitar”.

Sobre a Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná

A Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná foi criada em julho de 2017, por iniciativa do deputado estadual Tiago Amaral (PSD). O grupo é composto por empresas, representantes do Poder Público e entidades da sociedade civil organizada, como a Sociedade Rural do Paraná (SRP), o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), o Sinduscon Norte, o Sindimetal Londrina, o Grupo Folha de Comunicação, a Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC), a Associação Médica de Londrina, a OAB Londrina, o CREA e prefeituras da região.

O foco é contribuir para a concretização de obras e projetos prioritários para a expansão econômica da região Norte do Paraná. O grupo acompanha, avalia, promove articulações com órgãos públicos e cobra prazos para a realização dessas obras. Entre as conquistas que já saíram do papel, estão a duplicação da PR-445, a construção dos viadutos José do Carmo Garcia (Bratislava) e da PUC, a reforma do Aeroporto de Londrina e o futuro Terminal Metropolitano, que será feito em Londrina.

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