Search
Close this search box.

Reunião da Comissão de Infraestrutura discute projeto de turismo rural e obras em rodovia da Região Norte

A Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da Região Norte se reuniu nesta sexta-feira, 27 de maio, para tratar, principalmente, de assuntos referentes a turismo rural e andamento de obras de rodovias.   A reunião virtual foi presidida pelo deputado estadual Tiago Amaral, um dos criadores do grupo. A comissão existe desde 2017 com o objetivo de reunir representantes de vários segmentos da sociedade para discutir, acompanhar, cobrar prazos e acelerar obras e projetos que contribuam com a expansão econômica da região.

Um dos principais assuntos do encontro deste mês foi a apresentação do Caminhos do Limoeiro.  Deise Lima e Silva, idealizadora e coordenadora do projeto e membro do Conselho Municipal de Turismo, fez uma explanação sobre plano para fomentar o potencial do turismo rural de Londrina e região, com diversos atrativos que podem ser integrados e melhorados para se tornarem uma opção interessante de passeio para visitantes e de fonte de renda para as propriedades ao longo da Estrada do Limoeiro. A ideia é oferecer um roteiro com restaurantes, pousadas, pesqueiros, atividades de aventura, feira de produtores com variedade de mercadorias artesanais e caseiras, atrações de experiências típicas do campo, belas paisagens e todo tipo de vivência que o ambiente rural pode oferecer. O convite para a apresentação foi feito pelo deptado federal Diego Garcia.

O projeto prevê ainda, uma escola rural para beneficiar estudantes locais com uma pedagogia voltada para o universo destas crianças e jovens, que muitas vezes têm dificuldades de inclusão em escolas com perfil urbano. Parte dos custos da escola poderiam ser arcados por um viveiro para comercializar mudas para reposição de mata e outros fins.

Tiago Amaral elogiou o estudo que prevê o impacto positivo para moradores e produtores e que vai alavancar a economia local em pouco tempo. “Temos a rota de cicloturismo do Circuito Pé Vermelho, instituída por lei, que passa por vários municípios e o ponto alto é a Estrada do Limoeiro. Tudo pode ser integrado para ter mais estrutura, projeção e investimentos”, destacou.

Ainda dentro do incremento de ações para o turismo, a comissão definiu que vai viabilizar o meio para que se realize um concurso através do Ceal- Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina e da UEL para a construção de um monumento, um pórtico ou obra de arte no trecho entre Irerê e Guaravera, onde passa a linha do Trópico de Capricórnio. A ideia é criar um local onde as pessoas possam parar, apreciar a vista e fazer registros fotográficos.

PR-445

A obra de duplicação da PR 445, entre Mauá da Serra e Lerroville, paralisada há quase seis meses mesmo com a ordem de serviço concedida foi outro ponto abordado. Os estudos pedidos pelo Iphan mostram que na área afetada não há sítios arqueológicos, com exceção do sítio de Tamarana, que já estava identificado. Os artefatos coletados em dois sítios próximos poderão ser catalogados e expostos ao público em museu ou memorial. Ainda há necessidade de uma licença ambiental atualizada, mas nada mais impediria a realização das obras. O grupo aguarda a anuência do Iphan para definir as próximas ações.

Aeroporto

O aeroporto Governador José Richa, de Londrina, passa por um momento de transição e a comissão pedirá esclarecimentos à CCR, vencedora da concessão, sobre obras e serviços previsto em contrato. Detalhes que a comissão pretende acompanhar de perto.

A Comissão se reúne todo final do mês. Mais informações sobre o trabalho da Comissão aqui

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!