Categoria apresentou dúvidas e demandas; detalhes do plano de governo foram bem recebidos
O candidato à Prefeitura pela coligação “A Londrina Que Queremos” (PSD/PL/União/PRD/Agir/Avante), Tiago Amaral, recebeu um grupo de professores e servidores para uma sabatina sobre seus planos para a Rede Municipal de Educação de Londrina.
O diálogo foi marcado pela apresentação de demandas da categoria, especialmente relacionadas a infraestrutura, inclusão escolar, carreira e saúde dos profissionais.
Tiago Amaral reforçou seu compromisso com a Educação pública de qualidade e destacou que suas propostas foram construídas com base em um amplo diálogo com especialistas e a comunidade.
Educação Infantil e privatização
A primeira pergunta foi sobre o planos de Tiago Amaral para suprir a falta de vagas na Educação Infantil. “A prioridade é resolver o problema da falta de vagas imediatamente. Se for necessário contratar vagas temporárias na rede privada para suprir a demanda de 3 mil crianças que aguardam na fila, vamos fazer, mas nosso compromisso é com a estruturação do serviço público de qualidade,” afirmou o candidato. Tiago lembrou de forma categórica que seu plano de governo não contempla privatização de escolas.
De acordo com ele, o objetivo de sua gestão será garantir que professores possam focar em sua principal missão: ensinar e cuidar das crianças, sem interferências ou mudanças abruptas no sistema, mexendo apenas nas coisas que não funcionam bem.
Bibliotecas e incentivo à leitura
Outro ponto de destaque na sabatina com o pessoal da Educação foi a preocupação com o fechamento das bibliotecas escolares em Londrina, que desempenhavam um papel fundamental na formação de leitores. A atual gestão, apesar de ter um orçamento de mais de R$ 815 milhões, fechou bibliotecas para abrigar salas de aula. Tiago Amaral se comprometeu a buscar soluções.
“Eu jamais teria acabado com esses espaços de leitura. Considero a biblioteca um espaço fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois incentiva a leitura, amplia o conhecimento e estimula a curiosidade. Vamos trabalhar para criar novamente essas salas de leitura e fortalecer o trabalho que já vinha sendo feito,” garantiu.
Inclusão escolar e apoio multidisciplinar
A inclusão de crianças com deficiências e a necessidade de atendimento multidisciplinar também foram temas da sabatina com os profissionais da Educação de Londrina. Tiago lembrou que seu plano de governo destaca a importância de integrar secretarias e criar um Centro Multidisciplinar para atendimento especializado.
“O atendimento multidisciplinar é o melhor caminho para garantir a verdadeira inclusão. Nossa proposta inclui a criação de um Centro Multidisciplinar com profissionais capacitados para atender as crianças, além de qualificação continuada para os educadores,” explicou.
Ele também reconheceu a sobrecarga dos professores que atualmente realizam horas extraordinárias para acompanhar alunos com necessidades especiais e se comprometeu a estudar a possibilidade de concursos específicos para essa função.
Plano de saúde e valorização do professor
Os servidores também questionaram o candidato sobre a falta de assistência médica, já que a atual gestão acabou com o plano de saúde da Caapsml. Os servidores foram obrigados a migrar para outros planos que, segundo eles, têm prestado um serviço deficiente e com valores altíssimos.
“O fim da assistência à saúde sem uma alternativa adequada prejudicou os servidores. Vamos estudar parcerias com planos de saúde, com a Prefeitura arcando com parte do valor, para garantir que nossos profissionais tenham o respaldo necessário,” afirmou Tiago.
Quanto à revisão do Plano de Carreira, os professores perguntaram sobre a possibilidade de ampliação da progressão, a fim de incentivar os profissionais a ampliarem seus estudos com Mestrado e Doutorado. Tiago Amaral se mostrou favorável: “Vamos garantir que o esforço para obter maior qualificação tenha a devida valorização”, acrescentou.
Congelamento de anuênio, cargo PEBU e insalubridade
O impacto da lei federal que congelou o anuênio e o quinquênio dos professores também foi uma das questões para Tiago Amaral. Ele garantiu que, se eleito, buscará corrigir essa injustiça, especialmente considerando o esforço dos professores durante a pandemia.
Outra pergunta na sabatina tratou da criação do cargo PEBU (Professor de Educação Básica) em Londrina, feita pela atual gestão, que trouxe preocupações relacionadas à falta de professores na Educação Infantil e o esgotamento dos profissionais. Tiago Amaral ressaltou a importância de construir soluções conjuntas, com a possibilidade de concursos específicos para professores da Educação Infantil e a adequação da carga horária, para evitar sobrecarga.
Sobre o adicional de insalubridade para professores da Educação Infantil, Tiago Amaral afirmou que perícia técnica avaliará a situação e garantiu que, havendo comprovação de exposição a agentes biológicos contaminantes, incluirá o adicional como forma de reconhecimento ao trabalho desses profissionais.

“Podemos sonhar e acreditar que a Educação será de excelência”
A professora Bárbara Almeida Jankowski participou das sabatinas da Educação com todos os candidatos. Ela está na Rede Municipal desde 2013 e atua na Escola Pedro Vergara Corrêa. Depois de ouvir as respostas de Tiago Amaral, optou por votar nele: “Me transmitiu segurança, pois esclareceu que irá cuidar de quem cuida. Irá manter nossos direitos. Sinto que se mais servidores tivessem participado da sabatina, assim como eu, sentiriam a verdade que vi, a determinação, o querer e estar pronto a fazer a mudança. Um prefeito jovem, aberto à comunicação”, definiu.
Para a professora Vania Isabeli Talarico Freitas da Costa, diretora da Escola Carlos Dietz e representante dos diretores da Zona Oeste, as palavras de Tiago Amaral foram as que mais se alinharam aos desejos dos servidores. “Ele trouxe um olhar para a saúde emocional, que hoje é um tema gritante na Educação de Londrina. E foi o único candidato que nos mostrou a possibilidade de uma avaliação com perito para definir um possível adicional de insalubridade aos professores. Então, nos trouxe muita esperança, muita expectativa de que nós podemos novamente sonhar e acreditar que a Educação realmente será de excelência”, avaliou Vania. Ela atua na Rede Municipal há 34 anos e é diretora há 13 anos.
“Nosso foco é, acima de tudo, construir um modelo de Educação ideal para Londrina, com diálogo, responsabilidade e compromisso com os professores e servidores. A educação que queremos só será possível com a participação ativa de quem está diariamente nas escolas,” concluiu Tiago Amaral.