Sete empresas apresentaram propostas para duplicação da PR-445 na primeira fase que compreende o trecho de 15,28 quilômetros entre o distrito de Irerê (km 50) e Londrina (km 65,2). A abertura dos envelopes com as propostas de preço para a execução da obra ocorreu na tarde desta segunda-feira (29) no DER/PR, em Curitiba.
São elas: Construtora Triunfo, Consórcio Gaissler –Dalba, J.Malucelli Construtora de Obras, Consórcio Construtor Ed. Rod. PR 445 Enpavi DP Barros, Consórcio Castilho – Tucumann, Consórcio Torc – Convap e Construtora Sanches Tripoloni.
O menor preço foi R$ 93.253.689,15, apresentado pelo Consórcio Construtor Ed Rod. PR 445 Enpavi DP Barros, o equivalente a 30% de desconto sobre o valor máximo estimado no edital de licitação, que é de R$ 135.665.820,74.
Agora a comissão fará a análise das propostas para avaliar a viabilidade de execução da obra a partir dos valores apresentados. Após a publicação do resultado no Diário Oficial, há prazo de cinco dias para recurso e será marcada a data para abertura dos envelopes com a documentação/habilitação das empresas. Nessa segunda fase, serão analisados os documentos das três empresas classificadas pelo menor preço. Novo prazo de cinco dias é aberto para recurso antes do resultado da empresa vencedora.
OBRA – Além da duplicação da PR-445, no trecho de 15,28 quilômetros entre o distrito de Irerê (km 50) e Londrina (km 65,2), estão previstas a construção de 12 novas obras de arte especiais (trincheiras e viadutos) e alargamento da ponte sobre o Ribeirão dos Apertados. O projeto também contempla três interseções, vias marginais, muros de contenção em vários trechos e outras melhorias que aumentarão consideravelmente a segurança e o conforto dos motoristas.
A duplicação da rodovia é uma reivindicação antiga em razão do alto índice de acidentes e foi definida como prioridade pela Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da Região de Londrina. Criada em julho de 2017 por iniciativa do deputado estadual Tiago Amaral (PSB) e da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), a Comissão reúne a Sociedade Rural do Paraná, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon, Sindimetal e o Grupo Folha.
Na pauta da comissão também estão a ampliação da pista do Aeroporto Governador José Richa, o Contorno Norte – obras prioritárias para o desenvolvimento da região norte – as passarelas na PR-445, viadutos na Bratislava e Grêmio e recuperação das marginais da PR-445.
A população de Londrina e região conheceu no dia 21 de dezembro os detalhes do projeto de duplicação. A audiência pública contou com a participação de cerca de duzentas pessoas, que puderam fazer perguntas e ouvir as explicações de técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR). O evento aconteceu no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
Clique aqui para acessar o documento publicado pelo DER ao final da sessão de abertura anexo_edital_24168_97976
Mais informações
Rosi Guilhen/assessora Deputado Tiago Amaral
41-996778299
41-3350-4281 Gabinete Curitiba
43-3039-1069 Escritório Londrina