Search
Close this search box.

Tamarana recebe equipamentos e caminhões para incentivar o produtor rural

Boas notícias para os produtores rurais de Tamarana.  O município recebeu maquinário para fortalecer o trabalho de manutenção das estradas rurais e caminhões voltados para a logística de produção da agricultura familiar. Viabilizadas pelo Deputado Tiago Amaral, Governo do Estado e prefeito Beto Siena, os veículos foram entregues no início da tarde dessa sexta-feira (28) em um evento no município.

Dois caminhões foram entregues à Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de Tamarana e Região, a Coocafat, sendo um caminhão-gaiola e um caminhão-frigorífico. Segundo Rose Ferreira, gerente da cooperativa, os veículos dão início ao projeto de criação e distribuição de frangos caipira, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Assentamento União Camponesa, para melhorar a renda do produtor. “Com os caminhões vamos poder fazer todo o ciclo. Não adianta produzir e não ter onde vender, ou produzir na propriedade e não ter como levar para o mercado”, afirmou. Os produtores vão usar o caminhão-gaiola para levar os frangos para abate em Ivaiporã, a 110 km de Tamarana, e traz de volta no caminhão-frigorífico. Entre os projetos futuros dos produtores está um pequeno frigorífico em Tamarana para melhorar a logística e aumentar a renda. Atualmente 40 associados criam frangos nas propriedades e a expectativa é chegar a duzentas famílias em até dois anos.

Fundada em 2015 e, atualmente, com 170 associados de Tamarana e de municípios vizinhos, a Coocafat comercializa, principalmente, hortifrútis. Os produtos são vendidos para as escolas por meio de editais de compra governamentais.” É um novo desafio para os nossos produtores. Dentro de 6 meses já vamos começar a ver os resultados”, finalizou Rose.

“No assentamento que eu moro tem 27 famílias e não tem 5% de jovens. Só tá ‘nóis’ lá, branqueando a barba e o cabelo. Se você tem está em uma propriedade e não consegue sustentar a sua família, você tem que buscar alternativa e é o que a gente está fazendo com a cooperativa”, comenta o produtor João Maria Borges.

“Qual é a forma mais rápida de agregar valor à produção? Você faz isso dessa forma: entregando caminhão para ajudar no transporte, reduzindo custo e melhorando a renda que sobra para o produtor, e entregando máquinas e equipamentos para manutenção das estradas rurais para facilitar o acesso”, afirmou Tiago Amaral.

Estradas rurais – Além dos caminhões para a cooperativa, Tamarana recebeu um caminhão-prancha e um britador móvel, também viabilizados pelo Deputado Tiago Amaral, e que serão destinados à manutenção das estradas rurais, no valor de R$ 900 mil. “Soma ao grande trabalho que o prefeito Beto Siena está fazendo de manutenção das estradas rurais, dando melhores condições aos produtores”, comentou Tiago Amaral.

Segundo o prefeito Beto Siena, os novos equipamentos devem agilizar e baratear o valor da conservação das estradas. “Mais de 50% dos moradores de Tamarana são da área rural. O caminhão-prancha será usado para levar os maquinários até as estradas, principalmente a escavadeira elétrica. Antes era preciso alugar um caminhão para fazer esse transporte”, afirmou o prefeito. Em cerca de um ano, de acordo com a Secretaria de Obras, foram gastos R$ 12.300 com a locação de caminhões para o transporte de máquinas pesadas. O britador móvel será usado para fazer o cascalhamento das estradas.

NOVIDADE  – No evento dessa sexta-feira, além da entrega dos equipamentos, Beto Siena fez o lançamento do Programa de Transporte Coletivo de Tamarana. Por meio do serviço fornecido pela Prefeitura de Tamarana, os moradores que precisam se deslocar a Londrina terão ônibus gratuito para chegar até a localidade conhecida como Água do Beijo, no limite com Lerroville, de onde saem os coletivos para o município vizinho.

Conhecido como Pique, Cícero Francisco trabalha na construção civil em Londrina. De segunda a sexta, ele anda 1,5 km para pegar o primeiro ônibus, que passa na localidade de Água do Beijo. Eu tenho que estar lá às 4h55. Com o ônibus da linha que começa a operar na segunda-feira, vou poder dormir um pouquinho mais e não preciso andar 1,5 km a pé para ir e voltar para casa”, comentou.

Obrigado por ler nosso artigo

Quando Tiago Amaral dá a sua palavra está garantindo que trabalhará incansavelmente para atender aquela demanda.

Novidades

Vem pro Face do Tiago

Último vídeo

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!