Search
Close this search box.

Tiago Amaral articula solução junto à Sanepar para levar água a distrito de Ribeirão do Pinhal

Agora, dá pra dizer que sobra água na Triolândia, comemora morador

Depois de muitas negociações e reuniões, em um esforço conjunto, o deputado Tiago Amaral e o prefeito de Ribeirão do Pinhal, Dr. Dartagnan, conseguiram junto à Sanepar, a solução para um problema antigo e grave que afetava os moradores do distrito de Triolândia: a falta de água. O distrito tem creches, escolas, posto de saúde, igrejas, além de 11 olarias, produtores de milho, soja e produtores de gado leiteiro e mesmo com esta estrutura social e econômica, a questão da distribuição da água encanada sempre foi deficitária por questões técnicas.

O problema crônico apresentava vários fatores complicantes no sistema de distribuição, como o entupimento de um poço e a necessidade de abrir outro, assim como também era preciso  instalar uma bomba. “A escassez afetava os mais  de mil moradores da Triolândia”, ressalta Dr. Dartagnan. Ele lembra que a solução só veio depois de anos: “No meu mandato anterior eu já estava tentando resolver e, logo no início deste meu novo mandato, foi minha prioridade”.

Segundo o prefeito, foi um processo longo e exaustivo compensado pelo sucesso. “Hoje graças à interferência do Tiago, ao meu trabalho, à pressão de alguns dos nossos vereadores e à nossa comunidade que também levava as reclamações à Sanepar exigindo providências, saímos vitoriosos”, comemora o Dr. Dartagnan. “Agora a população da Triolândia tem acesso à água como deve ser. Água é saúde”, salienta.

Em uma das várias reuniões na Sanepar, junto com o deputado Tiago Amaral, o prefeito recebeu três ligações de moradores avisando que a Triolândia estava novamente sem água.

Nascida e criada na Triolândia, a dona de casa Jheyni Carlos Lopes Rocha diz que aquela área sempre teve problemas de abastecimento e lembra que, quando pequena, precisava sempre ir buscar água com a mãe em um poço. Ela relata que, nos últimos seis anos, o abastecimento era inconstante e não dava para saber quando haveria água na torneira, mesmo sendo vizinha da caixa d’água. “O caminhão-pipa precisava vir nos socorrer. Com as obras, já faz alguns dias que temos água direto. Uma maravilha, não dá nem para acreditar!”, celebra.

Aulas suspensas e prejuízo para as olarias

A professora Viviane de Castro Miranda relata que incontáveis vezes, a escola precisava dispensar os alunos devido à falta de água. “Como não dava para usar o banheiro nem preparar a alimentação, tínhamos que mandar as crianças para casa”, relembra. A família de Viviane tem uma olaria da qual ela é sócia, negócio que também era afetado pelo problema. “Devido à contínua falta de água, contávamos com um poço próprio e reservatórios. Sempre tínhamos que ter a preocupação de armazenar. Mesmo assim, o problema acabava nos afetando de uma forma ou de outra. Depois de um dia cansativo de trabalho, os funcionários chegavam em casa e não dispunham de água para um banho”, observa. Nos últimos dias, com a normalização do fornecimento, Viviane diz que há mais tranquilidade para as atividades diárias de todos os moradores. “A gente nem vê mais ninguém reclamar nos grupos, tudo ficou mais fácil. O prefeito e o deputado Tiago Amaral sempre trabalham juntos para melhorar a vida do nosso distrito que é muito produtivo e merece ter boa qualidade de vida”, conclui.

O caminhoneiro autônomo Marcos de Miranda Júnior diz que mesmo o suporte do caminhão-pipa não era o suficiente para garantir a normalidade e a incerteza de quando haveria água disponível afetava a vida dos moradores, situação que mudou com as obras definitivas. “Agora, dá pra dizer que sobra água na Triolândia”, brinca o caminhoneiro.

As obras

A Sanepar concluiu, em maio, a interligação de um novo poço para atender o distrito. Este poço perfurado proporciona ao sistema de abastecimento um incremento de produção de 200%. Agora, os técnicos trabalham no monitoramento e nos ajustes operacionais para garantir o fornecimento de água tratada à comunidade. O investimento da Sanepar foi de aproximadamente R$ 600 mil.

 

 

 

        

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!