Tribunal de Contas do Estado do Paraná celebrou na manhã dessa segunda-feira, (03), os seus 72 anos de atividade. O evento, que lotou o Auditório Mário de Mari, no Centro de Eventos da Fiep, em Curitiba, teve o vice-líder do Governo, Deputado Estadual Tiago Amaral, como representante da Assembleia Legislativa do Paraná.
Na ocasião, Tiago Amaral, que também é relator do Orçamento do Paraná, reconheceu a importância do órgão para o Estado em relação aos gastos público. “O Tribunal de Contas tem papel fundamental para a dinâmica do nosso país, ele tem atribuições importantes como a fiscalização da qualidade de onde o dinheiro do Estado tem sido aplicado. E esse trabalho o Tribunal de Contas tem aperfeiçoado muito de uns anos pra cá, para conseguir entregar um serviço público de qualidade” afirmou.
Também estiveram presentes o Governador Ratinho Júnior, o presidente do TCE Nestor Baptista, o conselheiro Durval Amaral, entre outras autoridades. O evento, também contou com as palestras do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e do historiador Leandro Karnal.
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná foi criado em 2 de junho de 1947 pelo então governador Moysés Lupion. O trabalho de fiscalização abrange o governo estadual e os 399 municípios paranaenses, além dos recursos públicos repassados a pessoas e entidades por esses órgãos.