Search
Close this search box.

Tiago Amaral se reúne com TCE-PR para tratar da falta de anestesistas no HU de Londrina

Comissão tem nova reunião nesta quinta

Na reunião que foi marcada pelo deputado estiveram presentes Vivian Feijó, diretora superintendente do HU/ UEL; Airton José Petris, vice-reitor da UEL e a procuradora jurídica da UEL Tânia Lobo. O grupo foi recebido pelo conselheiro Ivens Linhares, superintendente da 7ª inspetoria que fiscaliza os gastos das universidades estaduais, incluindo as contratações em saúde.

O problema de extrema urgência que afeta o HU/UEL – a falta de anestesistas, profissionais indispensáveis para cirurgias e outros procedimentos – faz parte de uma lista de dificuldades na área da saúde na região de Londrina causadas pela alta demanda da população que precisa ser atendida e que a estrutura existente não dá conta.

A superintendente do HU, Vivian Feijó, explicou que há 139 pacientes internados aguardando cirurgia. “A necessidade do HU é de dez anestesistas pela manhã, mais dez à tarde e dois ou três à noite. Em alguns dias o HU chega a ter apenas um anestesista durante 24 horas. Por conta da situação, o HU tem priorizado cirurgias emergenciais”.

O Hospital Universitário é 100% público e seus processos são submetidos aos mecanismos de controle do Tribunal de Contas. “Acredito que o conselheiro, através dos apontamentos que fiz e das observações administrativas feitas pelo deputado Tiago Amaral, conseguiu entender a dimensão do nosso trabalho e a importância deste hospital para a população de londrina e região e, também, a urgência da resolução do problema”, destaca a superintendente.

Depois de entregar as justificativas e comprovações dos números apontados, o grupo espera uma resposta positiva por parte da 7ª Inspetoria para dar continuidade e realinhar os valores, tornando a remuneração destes profissionais mais atrativa dentro do mercado.

A importância do anestesista

Sem anestesistas suficientes para dar conta da demanda, os problemas se acumulam e prejudicam o atendimento de qualidade à população: diminuição do número de cirurgias e exames de alta complexidade; suspensão de cirurgias eletivas que ocorrem para dar conta dos procedimentos de urgência; acúmulo de exames; risco de infecção hospitalar do paciente internado por mais dias que o necessário, além de piora do estado de saúde; atraso na realização de cirurgias oncológicas, sendo que a urgência é definida por lei.

“O profissional anestesista é extremamente estratégico e necessário para melhorar a eficiência e os resultados do hospital. O paciente entra em uma porta aberta de urgência e emergência como a nossa e, em 80% dos casos, ele necessita de um exame diagnóstico com intervenção ou de um procedimento cirúrgico. Até mesmo em outras áreas é indispensável este profissional como a que trata de queimados e também no serviço de hemodinâmica, que atende a cardiologia, entre outros”, esclarece Vivian Feijó.

Reunião no MP

Na semana passada, o Comitê de Crise da Saúde de Londrina se reuniu para discutir a situação dos hospitais terciários do município. O encontro foi convocado pelo Ministério Público (MP) e contou com a presença de prefeitos da região que fazem parte da Amepar, o presidente da Associação, prefeito Sergio Onofre, de diretores de hospitais, secretários de saúde e autoridades.

Na ocasião forem elencados três problemas principais: a necessidade de manutenção do credenciamento do Hospital Evangélico na rede materno infantil, a a falta dos anestesistas no HU e os problemas de fluxo de direcionamento do paciente nos três níveis de atendimento (primário, secundário e terciário) que têm levado a sobrecarregar o atendimento terciário. Outra ação que vem sendo colocada em pauta é a abertura da nova maternidade no HU, onde foi instalado o hospital de retaguarda para atendimento de pacientes com covid e enfrentamento da pandemia.

Uma nova reunião ficou marcada para esta quinta-feira, 27 de outubro, às 10 horas, para dar seguimento a estes assuntos prioritários.

 

 

 

 

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!