O produtor rural e pecuarista Tito Turquino, como é conhecido o paranaense José Moacir Turquino, é Cidadão Benemérito do Paraná reconhecido pela Lei 20611/2021. A Assembleia Legislativa concedeu por unanimidade o título por iniciativa dos deputados estaduais Tiago Amaral, Alexandre Curi e Delegado Jacovos
Em Londrina, a imagem da Família Turquino também sempre foi respeitada como de grandes empreendedores na pecuária paranaense, com a realização anual do Leilão Dez Marcas, um dos mais tradicionais do país com a participação de criadores renomados da pecuária nacional.
O tradicional Leilão Dez Marcas é um capítulo à parte da trajetória de Tito Turquino.
No início, ele reuniu mais nove fazendeiros que tinham tradição na pecuária para vender o gado no evento. Vem daí o nome Leilão Dez Marcas. Um dos motivos do sucesso do evento que caminha para quase três décadas de existência é a qualidade do rebanho: um gado de corte de elite para abate, não para genética.
Mais que um leilão de gado de corte, o remate se tornou um grande evento, uma festa da pecuária. O público do leilão gira em torno de 500 a 600 pessoas e os compradores em torno de 20 a 30. Alexandre Turquino, promotor do Leilão, lembra que, tempos atrás, esse tipo de evento era feito em fazendas. “Meu pai teve a ideia de fazer a elite do gado de corte. Então é um leilão de corte, mas em um recinto bacana, com buffet, unindo qualidade e conforto para os compradores”, explica.
VIRTUAL – Com a pandemia, vieram as restrições para o encontro de pessoas e cancelamento da ExpoLondrina, onde o leilão vinha sendo realizado. O Dez Marcas teve que se reinventar. Em março de 2020 começou a ser feito pela primeira vez na versão virtual. Mais uma vez a família Turquino foi pioneira com um leilão 100% virtual. Realizou quatro leilões virtuais no ano passado e dois esse ano até o momento, com um programado para outubro no Paraná e em novembro, no Mato Grosso do Sul.
Para Alexandre Turquino “o evento virtual veio para ficar, foi um sucesso tanto na organização quanto nas vendas, além de um custo menor já que os animais ficam na fazenda”. Para o próximo ano o Leilão Dez Marcas deve chegar a mais dois estados: Mato Grosso e Goiás.