Search
Close this search box.

Umberto Tolari receberá o título de Cidadão Benemérito na Assembleia Legislativa do Paraná

A entrega oficial do título acontece no próximo dia 25, em uma cerimônia especial na Assembleia Legislativa.

O projeto de lei n. 19504/2018, apresentado pelo Deputado Estadual Tiago Amaral, concede a Umberto Tolari o título de Cidadão Benemérito do Paraná.

Umberto Tolari nasceu em 1954 no município de Rolândia, se formou em Odontologia na Universidade Estadual de Londrina e dedicou sua vida a filantropia.  Quando jovem, viajou pelo Brasil participando de Projetos Sociais voltados a comunidade carente. Em 1979, se casou com a senhora Anadeli Faneco, com quem teve duas filhas, Ana Caroline e Deborath Maria. Nessa época, se mudou com sua família para o município de Maria Helena, onde atendia a comunidade com tratamentos gratuitos, com ênfase no atendimento aos portadores de necessidades especiais.

Em 2009, já morando em Arapongas, Tolari começou a atuar na Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer, entidade filantrópica que mantém um dos maiores hospitais do Paraná, o Hospital Norte Paranaense (Honpar), e que atende, em sua maioria, pacientes do Sistema única de Saúde – SUS. Com forte atuação na entidade, em 2012 foi convidado para assumir a presidência da Associação.

Para ele, apesar de desafiador, os anos à frente da  Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer tem sido gratificante. “Não é fácil, mas também nunca nada foi fácil. Nesses 7 anos passamos por algumas dificuldades, mas sempre tivemos bons contatos, um auxilio incrível que nos motiva a continuar. E, apesar de tudo, tivemos ótimos resultados nesses últimos 7 anos”, afirmou Tolari.

E em sua gestão, Umberto Tolari esteve a frente de algumas conquistas, entre elas vale destacar:

• A ampliação de 20% aos números de atendimentos;

• Doação de um novo terreno para construção do novo Hospital Honpar;

• Aquisição do Aparelho de Videolaringo e Microscópio Cirúrgico junto ao Pronon;

• Certificação Hospital Ensino no ano de 2013;

• Credenciamento do Serviço de Endovascular;

 • Implantação do Serviço de Neurocirurgia Funcional;

• Ampliação de 20 leitos de UTI;

• Reconhecimento como Hospital Referência Estadual pela Secretaria Estadual de Saúde;

• Tornou o Honpar referência nacional através da Central Nacional de Alta Complexidade (CNRAC), recebendo pacientes de outros estados

 • Conquista de várias emendas parlamentares em beneficio a população com a aquisição de diversos equipamentos.

Os pacientes internados na Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer são provenientes de Arapongas e de mais de 150 municípios do Paraná, encaminhados por meio da Central de Regulação, além de pacientes de outros estados.

Portando, diante dessas e de outras conquistas para o Estado, Umberto Tolari se torna Cidadão Benemérito do Paraná, sendo reconhecido pelo grande trabalho realizado.

“Tolari dedicou a sua vida a projetos filantrópicos. Ele foi um dos grandes responsáveis pela estruturação do nosso Hospital do Câncer, que é uma das maiores referências em saúde na nossa região. São projetos como esse que ajudam a sustentar e a apresentar um serviço de saúde de qualidade à nossa população mais carente. São pessoas como ele, que se despem de suas necessidades pessoais para cuidar da melhoria da vida do próximo, que merecem todo o nosso reconhecimento e gratidão”, comentou Tiago Amaral.

crédito foto cedida pela Prefeitura de Arapongas

Obrigado por ler nosso artigo

Quando Tiago Amaral dá a sua palavra está garantindo que trabalhará incansavelmente para atender aquela demanda.

Novidades

Vem pro Face do Tiago

Último vídeo

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!