A entrega oficial do título acontece no próximo dia 25, em uma cerimônia especial na Assembleia Legislativa.
O projeto de lei n. 19504/2018, apresentado pelo Deputado Estadual Tiago Amaral, concede a Umberto Tolari o título de Cidadão Benemérito do Paraná.
Umberto Tolari nasceu em 1954 no município de Rolândia, se formou em Odontologia na Universidade Estadual de Londrina e dedicou sua vida a filantropia. Quando jovem, viajou pelo Brasil participando de Projetos Sociais voltados a comunidade carente. Em 1979, se casou com a senhora Anadeli Faneco, com quem teve duas filhas, Ana Caroline e Deborath Maria. Nessa época, se mudou com sua família para o município de Maria Helena, onde atendia a comunidade com tratamentos gratuitos, com ênfase no atendimento aos portadores de necessidades especiais.
Em 2009, já morando em Arapongas, Tolari começou a atuar na Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer, entidade filantrópica que mantém um dos maiores hospitais do Paraná, o Hospital Norte Paranaense (Honpar), e que atende, em sua maioria, pacientes do Sistema única de Saúde – SUS. Com forte atuação na entidade, em 2012 foi convidado para assumir a presidência da Associação.
Para ele, apesar de desafiador, os anos à frente da Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer tem sido gratificante. “Não é fácil, mas também nunca nada foi fácil. Nesses 7 anos passamos por algumas dificuldades, mas sempre tivemos bons contatos, um auxilio incrível que nos motiva a continuar. E, apesar de tudo, tivemos ótimos resultados nesses últimos 7 anos”, afirmou Tolari.
E em sua gestão, Umberto Tolari esteve a frente de algumas conquistas, entre elas vale destacar:
• A ampliação de 20% aos números de atendimentos;
• Doação de um novo terreno para construção do novo Hospital Honpar;
• Aquisição do Aparelho de Videolaringo e Microscópio Cirúrgico junto ao Pronon;
• Certificação Hospital Ensino no ano de 2013;
• Credenciamento do Serviço de Endovascular;
• Implantação do Serviço de Neurocirurgia Funcional;
• Ampliação de 20 leitos de UTI;
• Reconhecimento como Hospital Referência Estadual pela Secretaria Estadual de Saúde;
• Tornou o Honpar referência nacional através da Central Nacional de Alta Complexidade (CNRAC), recebendo pacientes de outros estados
• Conquista de várias emendas parlamentares em beneficio a população com a aquisição de diversos equipamentos.
Os pacientes internados na Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer são provenientes de Arapongas e de mais de 150 municípios do Paraná, encaminhados por meio da Central de Regulação, além de pacientes de outros estados.
Portando, diante dessas e de outras conquistas para o Estado, Umberto Tolari se torna Cidadão Benemérito do Paraná, sendo reconhecido pelo grande trabalho realizado.
“Tolari dedicou a sua vida a projetos filantrópicos. Ele foi um dos grandes responsáveis pela estruturação do nosso Hospital do Câncer, que é uma das maiores referências em saúde na nossa região. São projetos como esse que ajudam a sustentar e a apresentar um serviço de saúde de qualidade à nossa população mais carente. São pessoas como ele, que se despem de suas necessidades pessoais para cuidar da melhoria da vida do próximo, que merecem todo o nosso reconhecimento e gratidão”, comentou Tiago Amaral.
crédito foto cedida pela Prefeitura de Arapongas