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Londrina: Projeto do viaduto da Angelina Vezozzo, na BR-369, passará por ajustes de segurança

Fotografia mostra deputado Tiago Amaral liderando reunião da Comissão de Infraestrutura, que tratou da construção do viaduto da Angelina Vezozzo, em Londrina.

Obra vai reduzir acidentes e melhorar acessos na região, prevê o deputado estadual Tiago Amaral

O projeto do futuro viaduto no cruzamento da BR-369 com a Avenida Angelina Ricci Vezozzo, em Londrina, está avançando. Esse foi um dos principais temas na reunião desta sexta (26/4) da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina.

A Comissão, idealizada pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSD), existe desde 2017 e reúne entidades da sociedade civil organizada e as instâncias governamentais.

“Foi mais uma reunião técnica e construtiva, com o propósito de resolver problemas e conseguir as obras que estamos trabalhando”, definiu Tiago Amaral.

Viaduto vai melhorar segurança e acessos

O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia de Londrina, Marcelo Canhada, participou da reunião, com atualizações sobre o projeto do viaduto da Angelina Vezozzo. “Eu acompanho o deputado Tiago Amaral na luta por essa tão sonhada obra. Muitos londrinenses perderam a vida ali, tiveram prejuízos. É um gargalo que temos na nossa mobilidade”. Canhada anunciou a liberação por parte da prefeitura de R$ 300 mil para fazer as adequações técnicas necessárias no projeto.

O engenheiro Fernando Bergamasco, da secretaria municipal de Obras, explicou que as adequações são necessárias para evitar problemas de segurança. Segundo Bergamasco, já existe um orçamento da empresa de projetos para essas alterações.

Para o deputado estadual Tiago Amaral, a obra do Viaduto da Angelina Vezozzo é importante, em primeiro lugar, para salvar vidas e promover o desenvolvimento de todo o Norte do Paraná: “É responsabilidade nossa melhorar a segurança e os acessos entre Londrina e a nossa região, porque é isso que faz da gente realmente uma potência”.

Reforma do Aeroporto de Londrina

O secretário Marcelo Canhada mencionou uma reunião em Brasília com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em que o ministro teria se comprometido a disponibilizar o valor necessário para que a Aeronáutica faça a aquisição do ILS, equipamento que auxilia pousos e decolagens quando o tempo não está firme.

O CEO do Grupo Folha, José Nicolás Mejía, complementou que a instalação do ILS está mantida para ser feita pela CCR, a concessionária responsável pelo aeroporto. O equipamento ficará na cabeceira 31 da pista.

Além disso, o pacote de modernização inclui ainda a ampliação em 145 metros da pista de pouso e decolagem e a reforma e ampliação do terminal de passageiros, que passará de 5,8 mil para 8 mil metros quadrados, entre outras melhorias.

O deputado estadual Tiago Amaral lembrou todos os esforços da Comissão de Infraestrutura, ainda no tempo em que o aeroporto de Londrina pertencia à Infraero. O projeto de reforma no aeroporto só saiu depois que representantes da estatal, convidados a participar das reuniões, ficaram impressionados com a força e a representatividade da comissão.

A Comissão, idealizada pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSD), existe desde 2017 e reúne entidades da sociedade civil organizada e as instâncias governamentais.

Próximo passo do Terminal Metropolitano

Segundo Sandra Moya, do Núcleo Regional da Casa Civil, o edital para o projeto arquitetônico deve ser publicado nos próximos dias. Esse projeto deve sair em até 8 meses. Num segundo momento, o Estado poderá licitar a obra, na modalidade RDCI, na qual tanto o projeto executivo quanto a execução da obra são realizados pela empresa vencedora. Como resultado, o processo fica mais ágil, já que tem uma licitação a menos.

“O governador Ratinho Junior determinou, para que a gente tenha mais agilidade. O compromisso do Estado é concluir essa obra até o final do mandato”, explicou Sandra Moya.

PR-445: obra do viaduto de Tamarana começou

No trecho entre Mauá da Serra e Lerroville, a duplicação da PR-445 atingiu 42,46% de conclusão na medição mais recente (março). O destaque é o início da implantação do viaduto de Tamarana, já com execução das estacas-raiz, que são parte da infraestrutura do viaduto. O trânsito no local foi alterado, com bloqueio da pista central para realizar a obra. A extensão do trecho é de 27,07 quilômetros, com investimento de R$ 148.032.561,17, feito pelo Governo do Estado.

Tiago Amaral destacou que, na última visita a Londrina, o governador Ratinho Junior reiterou o compromisso de duplicar também o trecho entre os distritos de Lerroville e Irerê. Essa obra deve ser lançada quando o trecho entre Mauá da Serra e Lerroville estiver sendo concluído.

Viaduto da PUC já passa de 20% de execução

A construção do Viaduto da PUC, na BR-369, em Londrina, atingiu 23,5% de conclusão na medição de março. A obra avança com implantação das vias marginais e dispositivos de drenagem. Caso as condições climáticas sejam favoráveis nas próximas semanas, ainda em maio o DER/PR deve anunciar a previsão de data para interdição da pista central e desvio do tráfego para as novas marginais, o que permitirá o início da construção do viaduto na BR-369. A obra tem extensão de 1 quilômetro, contando pistas do viaduto, marginais e rotatórias. O investimento é do Governo do Estado, no valor de R$ 31.069.120 e a previsão é que fique pronta até o fim do ano.

Viaduto da Estrada da Esperança

O projeto foi entregue ao governador Ratinho Junior no final de fevereiro. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná) deu ok para que a Prefeitura de Cambé envie o projeto diretamente ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), já que a obra é na BR-369, uma rodovia federal.

Participaram da reunião:
  • Rodrigo Geara – Associação Comercial e Industrial de Londrina
  • Antonio Nechar Junior – Associação Médica de Londrina
  • Marcelo Canhada – Secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia de Londrina
  • Fernando Bergamasco – Engenheiro da Secretaria de Obras de Londrina
  • Sandra Moya – Núcleo Regional da Casa Civil da Região Metropolitana de Londrina
  • David Garcia – Associação Comercial e Industrial de Cambé
  • Carlos Alberto Feio Ribeiro – Associação das Empresas do Parque Industrial de Cambé
  • Rosinda Stremlow – Associação das Empresas do Parque Industrial de Cambé
  • Célia Catussi – Sinduscon Norte
  • Decarlos Manfrin – CREA e CEAL
  • Nicolás Mejía – Grupo Folha de Londrina
  • Sergio Bonocieli – ATT Logística
  • Tiago Amaral – Deputado Estadual

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