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Governo publica resultado final da licitação do viaduto da PUC, em Londrina

Desenho mostra como será Viaduto da PUC, em Londrina. O DER cobrou explicações da empresa que venceu a concorrência para construir o Viaduto da PUC.

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), publicou nesta segunda-feira (18) o resultado final da licitação do novo viaduto da BR-369, em Londrina, na região Norte. Conhecido como Viaduto da PUC, a obra vai garantir a ligação entre a Avenida Jockei Clube, a Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Geraldo Rodrigues e a Rua das Indústrias, sem interferir no tráfego de veículos da rodovia federal.

O resultado publicado nesta segunda-feira representa a decisão final do DER/PR quanto à licitação, após análise de todos os recursos e contrarrazões apresentados, e mantém como vencedora a empresa Gaissler Moreira Engenharia Civil Eirelli, em consórcio com as empresas Legnet Engenharia Ltda e Vitis Engenharia Ltda.

Elas irão elaborar o projeto básico e o projeto executivo, além de executar a obra, um investimento de R$ 28 milhões, atingido após negociação com o DER/PR durante a sessão de disputa de lances. O processo agora segue para homologação e posterior assinatura de contrato.

A Avenida Jockey Clube é a principal via de acesso ao Campus Londrina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), enquanto as demais vias são muito utilizadas por indústrias e empresas da região. Atualmente o cruzamento é operado por semáforos, gerando engarrafamentos, principalmente nos horários de pico.

OBRA – A obra prevê a elevação da BR-369 e execução de passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do tráfego de longa distância.

As pistas novas terão duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, com acostamentos externos de 2,5 metros e faixa de segurança interna de 60 centímetros para cada lado, separadas por barreiras de concreto. As alças terão 6,5 metros de largura, sendo 5,6 metros de faixa de rolamento e 45 centímetros de faixa segurança de cada lado. Também serão executadas novas calçadas em concreto.

PRAZO – O prazo de execução previsto, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, é de 450 dias corridos (15 meses), sendo os três primeiros meses dedicados à elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia da obra.

 

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