Infraestrutura de Londrina: 3 conquistas já garantidas e 3 projetos que Tiago Amaral defende

Fotografia mostra o Viaduto da PUC em construção na BR-369, uma grande obra de infraestrutura que está saindo do papel em Londrina, graças à atuação do deputado estadual Tiago Amaral.

Deputado Tiago Amaral idealizou Comissão que já destravou obras fundamentais

As obras de infraestrutura e logística em Londrina e região são fundamentais para alavancar a economia e melhorar a qualidade de vida das pessoas. São muitos os benefícios dessas obras:

  • melhoram a segurança das nossas famílias
  • geram empregos para as pessoas
  • facilitam o escoamento da produção agrícola e industrial
  • incentivam o turismo
  • promovem o desenvolvimento econômico
  • reduzem o tempo das viagens
  • descomplicam a vida de trabalhadores, estudantes e pacientes que precisam se deslocar de uma cidade para outra
  • aproximam as famílias, porque fica mais fácil visitar parentes e amigos

Nesse sentido, o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) liderou em 2017 a criação da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná. Unindo entidades da sociedade civil organizada e as instâncias governamentais, a Comissão tem foco total em destravar obras necessárias e concretizar demandas importantes para Londrina e região.

Tiago Amaral, pré-candidato a prefeito de Londrina, explica:

“Faltava uma capacidade de integração, de colocar todos os esforços na mesma direção, falando a mesma língua. Porque a coisa mais difícil é lutar para ter um pedaço do orçamento público. Para isso, é preciso mostrar exatamente o que se quer. É isso que a Comissão de Infraestrutura faz por Londrina”.

Comissão de Infraestrutura: lutando por Londrina

Desde o início, a Comissão já realizou mais de 40 reuniões e tem uma atuação decisiva para tirar do papel obras como a duplicação da PR-445, a reforma no Aeroporto de Londrina, a construção do Viaduto da PUC, na BR-369, e assegurar o futuro viaduto do Grêmio, bem como os contornos Norte, Sul e Leste.

Além das obras de infraestrutura e logística, a Comissão também se preocupa com a segurança púbica. Atuou em apoio à criação do 30º BPM na Zona Norte de Londrina. Dessa forma, a cidade se tornou a única do Paraná, além de Curitiba, a ter mais de um batalhão. No entendimento de Tiago Amaral, o investimento em segurança é fundamental para respaldar qualquer ação de desenvolvimento.

Conheça agora detalhes do trabalho do deputado estadual Tiago Amaral para melhorar a infraestrutura de Londrina.

TRÊS CONQUISTAS JÁ GARANTIDAS POR TIAGO AMARAL

PR-445

1. Duplicação da PR-445

Está lá desde as primeiras atas da Comissão de Infraestrutura: a duplicação da PR-445 sempre foi prioridade. Afinal, a rodovia faz parte da nossa principal ligação rodoviária com Curitiba e o Porto de Paranaguá. No trajeto da 445, existem centenas de propriedades rurais, cooperativas e empresas.

O deputado Tiago Amaral lembra que a pista dupla evita acidentes, salva vidas e agiliza o transporte da produção. Igualmente, gera impacto positivo para a economia de Londrina.

Por isso, Tiago Amaral articulou muitas reuniões, conversas e negociações em três governos diferentes (Beto Richa, Cida Borghetti e Ratinho Junior). Isso demonstra, em síntese, que criar a Comissão de Infraestrutura foi uma decisão acertada para reforçar a interlocução com as autoridades.

O resultado é que a duplicação da PR-445 está acontecendo!

Entre Londrina e Irerê, a duplicação da PR-445 ficou pronta em dezembro de 2020. São 15 quilômetros de extensão, que já deram um gás na economia regional, além de salvar vidas.

Nos 27 quilômetros entre Lerroville e Mauá da Serra, as obras já chegam a 60% de execução, com todos os principais serviços em andamento e 14 quilômetros duplicados já liberados para o tráfego de veículos.

PR-445 já tem 14 km de pistas duplicadas liberadas para o tráfego entre Lerroville e Mauá da Serra. (Foto: DER/PR)
Mas ainda havia um impasse

O governador Ratinho Junior já havia se comprometido em duplicar totalmente a rodovia. Porém, havia um impasse após a cessão de rodovias estaduais para o Governo Federal, por conta da concessão do pedágio. O Estado já não poderia fazer mais nenhuma obra, por recomendação do Tribunal de Contas da União.

Só que ainda falta começar as obras no trecho entre Irerê e Lerroville, de aproximadamente 25 quilômetros. No entanto, a Comissão de Infraestrutura, liderada por Tiago Amaral, lutou para que a obra não ficasse para a futura concessionária do pedágio, senão a região teria que esperar ainda mais.

Irerê-Lerroville: Governo Estadual vai assumir duplicação!

O deputado estadual Tiago Amaral esteve em Brasília, juntamente com outros parlamentares, em reuniões no Ministério dos Transportes e na Infra S/A, empresa do Governo Federal. Paralelamente, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística também tratou da questão. Até que, no dia 11/10/2023, o secretário Sandro Alex anunciou que o Governo do Estado vai assumir a totalidade das obras de duplicação da PR-445, incluindo o trecho entre Lerroville e Irerê. Com isso, o pedágio futuramente será apenas de manutenção, ou seja, mais barato.

É como diz Tiago Amaral:

“Agilizar a duplicação total da PR-445 significa na prática evitar acidentes, salvar vidas, melhorar o fluxo da produção agrícola e industrial e trazer mais qualidade de vida para Londrina”.

As grandes obras que beneficiam os londrinenses passam pela Comissão de Infraestrutura, liderada pelo deputado Tiago Amaral.

Aeroporto de Londrina

A ampliação e modernização do Aeroporto de Londrina é outra luta antiga da Comissão de Infraestrutura, também registrada nas atas já das primeiras reuniões, a partir de 2017. Na época, o aeroporto ainda estava sob responsabilidade da Infraero, empresa do Governo Federal.

A partir de março de 2022, a empresa CCR Aeroportos passou a administrar o terminal aéreo. A concessionária finalmente começou as obras. Vai ser uma transformação:

2. Mais capacidade e segurança ao Aeroporto de Londrina

O Aeroporto de Londrina terá maior capacidade para receber novas aeronaves, com investimentos em segurança, além de uma reforma completa do terminal. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2024 e dê mais segurança às operações, além de aumentar o número de aviões que chegam ou partem de Londrina.

A principal mudança será a implantação do ILS, sigla em inglês para Sistema de Pouso por Instrumento, e do ALS, Sistema de Luzes de Aproximação. O ILS vai permitir que o aeroporto continue operando mesmo em dias chuvosos, o que atualmente não é possível. Já o sistema ALS é um conjunto de luzes coloridas ou piscantes, que auxilia a transição de voo por instrumentos para o voo com referências visuais.

Outra grande reforma vai fazer o terminal de passageiros passar de 5,8 mil metros quadrados para 8 mil metros quadrados, com mais conforto. Haverá  a implantação de duas pontes de embarque, para interligação direta do terminal aos aviões.

Um novo pátio de aeronaves será construído, com capacidade para até seis aviões. E uma nova estrutura contra incêndios vai proporcionar mais segurança a funcionários e passageiros.

Viadutos na BR-369

É muito movimento! Em torno de 25 mil veículos de passeio e 6 mil caminhões passam por dia pela BR-369 na região de Londrina, segundo contagem do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Em outras palavras, trata-se de uma das rotas mais importantes e mais usadas para viagens e transporte de cargas.

É por isso que a Comissão de Infraestrutura, liderada pelo deputado estadual Tiago Amaral, luta pelos viadutos na rodovia. Eles são uma solução para facilitar o tráfego e reduzir o número de acidentes, como complemento também para o futuro Contorno Norte. Desse modo, aumenta a atratividade de Londrina para a instalação de empresas.

Tiago Amaral participou de todas as etapas para conquistar a obra do Viaduto da PUC em Londrina.

3. Viaduto da PUC

O Viaduto da PUC vai dar mais segurança para quem circula pela BR-369, especialmente no acesso a indústrias, empresas, bairros, pool de combustíveis e ao Campus Londrina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em horários de entrada e saída de aulas, há grandes congestionamentos no local.

Já fazia tempo que a cidade esperava pela obra. O projeto original saiu em 2006 e o Governo Federal ia executar a obra, o que não aconteceu. A Comissão de Infraestrutura, idealizada pelo deputado Tiago Amaral, mobilizou os segmentos da sociedade para concretizar a intervenção.

O Governo do Estado assumiu, então, a responsabilidade pela construção do Viaduto da PUC, orçado em R$ 31 milhões. A obra começou em setembro de 2023 e deve ficar pronta até o início de 2025.

TRÊS PROJETOS QUE TIAGO AMARAL DEFENDE

1. Viaduto da Angelina Ricci Vezozzo (Grêmio)

Ponto difícil no tráfego urbano de Londrina, o cruzamento da avenida Angelina Ricci Vezozzo com a BR-369, no Parque das Indústrias Leves, tem congestionamentos e acidentes há décadas.

O projeto inicial para construir o viaduto foi doado pela antiga concessionária do pedágio, mas acabou vetado pelo DER/PR, sob alegações técnicas. Dessa forma, passou a ser estudada a possibilidade de o viaduto ser construído num cruzamento um pouco mais à frente.

Porém, com a previsão do futuro Contorno Norte, a Avenida Brasília passará a ser efetivamente uma via urbana. A partir disso, houve um entendimento técnico no sentido de retornar ao projeto original de construir o viaduto no ponto em que BR-369 cruza a Avenida Angelina Ricci Vezozzo. O DNIT, órgão federal, pediu ajustes no projeto, que estão sob a responsabilidade da Prefeitura de Londrina. A Comissão de Infraestrutura, liderada por Tiago Amaral, acompanha todo o processo.

Contornos rodoviários em Londrina

Londrina precisa ter contornos nas suas principais rodovias: BR-369 e PR-445. Como defende o deputado estadual Tiago Amaral, os contornos vão facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial e incrementar a economia da região. Também vão incentivar o turismo e, acima de tudo, oferecer mais segurança para a população. Tiago Amaral ressalta:

“Todos os trechos mencionados têm grande movimento e altos índices de acidentes. O objetivo da Comissão de Infraestrutura é contribuir para o desenvolvimento de Londrina e região. Mas, sem dúvida alguma, o que está em primeiro lugar é a preservação de vidas”.

2. Contorno Norte de Londrina

O Contorno Norte de Londrina prevê desviar o trânsito da BR-369, que hoje passa por dentro de áreas urbanas de Londrina, Ibiporã e Cambé. Quando estiver pronto, vai retirar o tráfego pesado da Avenida Brasília, em Londrina.

O projeto original é de 1997, mas nunca saiu do papel, por conta das alterações feitas em 1998 no contrato do pedágio. Com o passar do tempo, o plano se tornou obsoleto, porque as cidades cresceram em direção à área que estava prevista para a obra. Em 2017, a Econorte, então concessionária do pedágio no trecho, apresentou um novo traçado, que passou a incluir pista dupla.

Fotografia mostra reunião da Comissão de Infraestrutura, com o deputado Tiago Amaral e o representante do Governo Federal, sobre o Contorno Norte de Londrina.
Diretor de Planejamento da Infra S/A, Cristiano Della Giustina, falou diretamente de Brasília na reunião da Comissão de Infraestrutura sobre o Contorno Norte de Londrina.
Como será o Contorno Norte de Londrina

O Contorno Norte de Londrina está previsto para o Lote 4 das concessões de rodovias do Paraná, que está em avaliação no Tribunal de Contas da União, para depois ser leiloado. A extensão prevista para o Contorno Norte é de 30km, em pista dupla, com três trevos e duas interseções em diamante. O valor referencial para a construção da pista é de R$ 311 milhões, mas terá que ser atualizado, já que foi calculado em janeiro de 2021. Também são previstos R$ 57,7 milhões para desapropriar terrenos.

3. Contorno Leste

A Comissão de Infraestrutura defende a inclusão do Contorno Leste no Lote 4 da concessão das rodovias. O custo previsto para o Contorno Leste é de R$ 800 milhões, o que pode causar impacto no valor da tarifa do pedágio, mas será muito pequeno diante do benefício que vai gerar para Londrina e toda a região. Os integrantes da Comissão entendem que a obra precisa ser incluída na concessão e feita o quanto antes, sob pena de nunca sair do papel.

Em junho de 2023, numa reunião em Brasília com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o deputado Tiago Amaral fez uma fala firme, argumentando que Ponta Grossa e Maringá já garantiram seus contornos. Por outro lado, Londrina, uma cidade maior, ainda não tem. Foi naquele momento que o ministro dos Transportes entendeu a real necessidade da obra e se comprometeu a trabalhar para que os projetos da nossa região tenham condições de entrar na concessão.

Como será o Contorno Leste de Londrina

O Contorno Leste de Londrina terá em torno de 23 quilômetros, retirando o tráfego pesado que atualmente passa na Avenida Dez de Dezembro, por dentro da cidade. O Contorno irá desde a PR-445, na entrada de Curitiba, até a BR-369, na divisa entre Londrina e Ibiporã.

Além de melhorar o trânsito, o Contorno Leste é um passo estratégico para a criação de um terminal com acesso direto para o transporte de cargas no Aeroporto de Londrina, conectando-se tanto à BR-369 quanto à PR-445.

Imagem mostra integrantes da Comissão de Infraestrutura, liderada pelo deputado Tiago Amaral, que batalham pelas grandes obras necessárias ao desenvolvimento de Londrina.

Comissão de Infraestrutura: traçando juntos o caminho para o futuro

Em 2024, a Comissão de Infraestrutura entrou em seu oitavo ano de trabalho. Para Tiago Amaral, tudo que a Comissão já conquistou para Londrina é um grande impulso para batalhar ainda mais. Ele define:

“Sabemos que obra de infraestrutura é algo que não se consegue da noite para o dia. Porém, com a força política e da sociedade londrinense, os resultados aparecem. Obras de infraestrutura salvam vidas, trazem segurança, mobilidade e desenvolvimento com geração de empregos”.

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