Expansão da J. Macêdo depende de autorização do órgão federal
O deputado estadual Tiago Amaral (PSD) se reuniu nesta terça-feira (19/3) com a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Paraná, Fabiane Moro Martins, para discutir a emissão de uma licença para a construção do novo complexo industrial do grupo J. Macêdo em Londrina.
A reunião foi marcada por Tiago Amaral a pedido de Daniel Lustosa, gerente de projetos do Moinho Dona Benta. Também participou o diretor de unidades Sul/Sudeste da J. Macêdo, Marcos Pereira. O empreendimento do grupo já foi lançado, mas depende da autorização do órgão federal para dar início às obras.
“A empresa está pronta para iniciar a construção, mas precisa da licença do IPHAN para dar seguimento ao projeto”, destaca o deputado Tiago Amaral. “Em nossa conversa com o IPHAN, buscamos agilizar esse processo, para que a obra possa começar o quanto antes e gerar os empregos e o desenvolvimento que Londrina tanto necessita.”

Quase R$ 1 bilhão em investimentos
O novo complexo industrial em Londrina, com investimento de 250 milhões de reais, terá um moderno moinho, com capacidade inicial de processar 220 mil toneladas de trigo por ano e armazenar 40 mil toneladas de grãos. Também haverá um centro de distribuição para atender à região Sul e parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A previsão é que essa fase fique pronta dentro de dois anos, gerando 200 empregos.
Em seguida, a expansão terá mais duas etapas, somando quase 1 bilhão de reais de investimentos, com um total de 800 empregos. A J. Macêdo está em Londrina desde 1975 e é uma das maiores empresas de alimentos do Brasil, líder e referência nacional nos segmentos de farinha de trigo e de misturas para bolos e a segunda maior companhia de massas alimentícias.
Mais empregos e desenvolvimento
O deputado estadual Tiago Amaral ressalta a importância do empreendimento para a economia local. “Vamos impulsionar a geração de renda e as oportunidades na nossa região”, afirma. Para ele, “mais empregos significam mais renda, mais desenvolvimento e, acima de tudo, uma realidade melhor para quem vive em Londrina”.