Estudantes da nossa cidade colhem frutos do trabalho do deputado
A educação é um dos grandes pilares para o desenvolvimento de Londrina. Estudar traz cultura, conhecimento e preparo para o mercado de trabalho, com mais chances de conquistar empregos melhores, abrindo portas para novas oportunidades. Em suma, a educação transforma vidas.
É por isso que a educação é um dos grandes pontos de atenção no trabalho do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), pré-candidato a prefeito de Londrina.
Conheça agora algumas das ações de Tiago Amaral que estão ajudando a transformar a educação de Londrina, construindo um futuro melhor para crianças e adolescentes.
Colégio da Polícia Militar
“A maior conquista da minha vida pública”. Assim o deputado estadual Tiago Amaral define o Colégio da Polícia Militar de Londrina, que em 2024 entrou no sétimo ano de funcionamento.
Dentro do entendimento de que nada se faz sozinho, Tiago Amaral abraçou o projeto em 2017 e passou mais de um ano mantendo conversas com o Comando da Polícia Militar, o Núcleo Regional de Educação e o Governo do Estado, para assegurar a implantação.
Diálogo com a comunidade
Outra fase crucial foi a apresentação do modelo a pais, alunos e lideranças, para ouvir a comunidade e saber se ela concordava com a mudança do então Colégio Estadual São José, que estava prestes a fechar as portas, para Colégio da Polícia Militar. A reunião teve a participação de mais de 200 pessoas, que puderam conversar e tirar dúvidas com os responsáveis pelo CPM da capital.
Do mesmo modo, Tiago Amaral também considerou importante apresentar o modelo na prática. Por isso, viabilizou a ida de uma comitiva de 40 pais, mães, alunos e representantes da comunidade escolar a Curitiba, para conhecer a estrutura e a metodologia de ensino.
Londrina, 1ª cidade do interior a ter CPM
Foi uma longa batalha, mas valeu a pena! Feitos todos os esclarecimentos, a comunidade aprovou a proposta por unanimidade. A experiência da implantação em Londrina foi toda na base do diálogo, como lembra o deputado Tiago Amaral: “Foi uma construção feita com a comunidade. Então, o primeiro passo foi não tirar a comunidade de lá. Diretoria, professores, alunos e toda a comunidade foram consultados”, explica.
O então governador Beto Richa assinou o decreto de criação, em 24 de novembro de 2017. As aulas começaram em fevereiro de 2018. Foi assim que Londrina se tornou a primeira cidade do interior a ter um Colégio da Polícia Militar! E Tiago Amaral é o único deputado que tem o nome na placa de inauguração, como reconhecimento por toda a sua luta ao lado da comunidade.
Nota mais alta que a média estadual
Em primeiro lugar, o prédio do colégio, no Jardim Leonor, passou por uma ampla reforma entre 2017 e 2018, no valor de R$ 760 mil. O recurso foi viabilizado por intermediação do deputado Tiago Amaral junto ao Governo do Estado.
Logo depois, a partir da gestão do governador Ratinho Junior, iniciada em 2019, o CPM Londrina recebeu novos investimentos e se consolidou com a marca da excelência, mesclando disciplina, conteúdo e responsabilidade, com resultados cada vez melhores.
O CPM Londrina, que hoje tem em torno de 780 alunos, se destaca nos índices de qualidade da educação já desde os primeiros meses de funcionamento,.
Em 2022, o desempenho dos alunos colocou a instituição em 2º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dentre todas as instituições de Ensino Médio da Rede Estadual do Paraná, com nota 6,3. Para se ter uma ideia da importância desse resultado, basta ver que a média do Estado todo, que é a melhor entre as redes estaduais do país, foi de 4,6. Já no ranking do Ensino Fundamental (anos finais), o CPM Londrina conquistou a terceira colocação, com nota de 6,9.
Os resultados do IDEB referentes a 2023 devem ser divulgados a partir deste segundo semestre.
“Um dos melhores colégios do Estado”
E basta olhar no Google para ver dezenas de comentários positivos da comunidade sobre o Colégio da Polícia Militar de Londrina. Neida Ramos escreveu: “Sou mãe de aluna do colégio e sou imensamente grata por esse privilégio, só tenho a agradecer!!”
Para Helcio Mori, é “um dos melhores colégios do Estado. Professores e profissionais de respeito. Alunos educados, instalações bem cuidadas, valorizando a região e trazendo benefícios a todos cidadãos”.
A estudante Giovana Manzali disse: “Adoro o 2º CPM. É uma das melhores experiências que se pode ter”. Mesma linha de pensamento da aluna Layane Cristina: “Foi uma experiência incrível e esse ano será mais incrível ainda, melhor colégio”.
“Formação de verdadeiros cidadãos”
O deputado estadual Tiago Amaral define de maneira bem clara: “O Colégio da Polícia Militar é o maior projeto social que eu conheço. Por isso, lutei tanto para trazer a primeira unidade para o interior do Estado, começando por Londrina. Esse colégio tem duas grandes marcas: a excelência no ensino e a formação de verdadeiros cidadãos”, afirma.
Programa Escola Bonita
A qualidade da infraestrutura escolar está diretamente ligada à qualidade da educação. Conforme a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o desempenho dos estudantes é melhor quando as escolas são seguras, confortáveis, limpas, acessíveis, convidativas e estimulantes.
Pensando nisso, o deputado Tiago Amaral, que tem um canal direto com o Governo do Estado, já garantiu R$ 800 mil em recursos para revitalização e reparos em escolas estaduais de Londrina. São ações do Programa Escola Bonita, da Secretaria Estadual de Educação. Veja os estabelecimentos beneficiados por Tiago Amaral em Londrina:
- Colégio da Polícia Militar
- Colégio Heber Soares Vargas
- Colégio Lauro Gomes da Veiga Pessoa
- Colégio Olavo Garcia Ferreira da Silva
- Colégio Tiradentes
- CEEBJA
- Colégio Rina Francovig
- Colégio Altair Carneiro (Paiquerê)
- Colégio de Maravilha
“Ver a transformação acontecendo nas nossas escolas estaduais é algo que enche meu coração de alegria. Eu acredito que um ambiente bem cuidado e acolhedor faz a diferença no aprendizado das nossas crianças e adolescentes”, pontua Tiago Amaral.
Escolas cívico-militares
O deputado estadual Tiago Amaral é um dos maiores defensores das escolas cívico-militares. O modelo foi instituído no Paraná em 2020. A partir de 2024, 106 novas unidades aderiram ao modelo, sendo 16 delas em Londrina e região, totalizando 312 em todo o Estado. A adesão foi decidida no voto, em consulta pública à comunidade escolar, que pôde definir se queria ou não a mudança. Tiago Amaral atuou direcionando os pedidos das comunidades para a Secretaria de Educação.
Excelência do modelo
De acordo com a Secretaria, as escolas cívico-militares combinam a gestão civil com a presença de militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar. É uma resposta para a demanda de comunidades localizadas em áreas de alta vulnerabilidade social e com baixos índices de fluxo e desempenho escolar.
Tiago Amaral ressalta a excelência do modelo: “A experiência de vida e os exemplos de disciplina e respeito dos militares são levados para nossas crianças e adolescentes. Isso só reforça o trabalho que nossos professores e educadores já fazem com tanta competência e dedicação”.
E complementa: “A política para mim só faz sentido se a gente trabalhar sério e mudar para melhor a vida de todas as pessoas. Isso me anima a seguir em frente, zelando por nossas escolas, bem como trabalhando firme por mais qualidade na educação em Londrina”.