127 estabelecimentos poderão decidir se querem o modelo
O Paraná terá novas escolas cívico-militares a partir de 2024. A Secretaria Estadual da Educação publicou edital para consultar a comunidade de 127 estabelecimentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio sobre quais vão aderir ao modelo. A decisão será tomada por professores, funcionários, pais de alunos matriculados na escola e estudantes com mais de 16 anos.
Entre as escolas que têm a opção de aderir, 27 estão na área de atuação do deputado estadual Tiago Amaral (PSD). Veja a lista completa no final desta reportagem.
Para Tiago Amaral, as escolas cívico-militares ajudam a construir um amanhã melhor para o Paraná e o Brasil. “A experiência de vida e os exemplos de disciplina e respeito dos militares são levados para nossas crianças e adolescentes. Isso só reforça o trabalho que nossos professores e educadores já fazem com tanta competência e dedicação”, pontua Tiago Amaral.
O modelo cívico-militar foi implementado no Paraná em 2020 e une aspectos de gestão civil com a participação de militares da reserva (inativos) na administração e no cotidiano escolar.
Modelo de sucesso
Um dos estabelecimentos que têm a possibilidade de aderir é o Colégio Estadual Rosa Delúcia Calsavara, de Cambira, que tem 581 alunos. Foi um pedido de pais, encaminhado pelo prefeito Emerson Toledo Pires ao deputado estadual Tiago Amaral. O deputado agilizou uma reunião com o secretário da Educação, Roni Miranda, para tratar da demanda.
Segundo o prefeito, a expectativa é grande, já que muitos alunos de Cambira têm ido estudar no colégio cívico-militar em Jandaia do Sul, cidade vizinha. “Eu acredito que a grande maioria vai optar pela implantação do colégio cívico-militar em Cambira. A gente vê que deu certo em outros municípios. Vai ser uma conquista enorme para nós”, declara Toledo.
Prevista para os dias 28 e 29 de novembro, a consulta pública será realizada nas próprias escolas e o resultado sai dia 5 de dezembro.
Veja a lista dos estabelecimentos autorizados a fazer a consulta pública para se tornarem colégios cívico-militares nos municípios que Tiago Amaral representa:
ALVORADA DO SUL:
- E. E. Anastacio Cerezine
ARAPONGAS:
- C. E. Antonio Racanello Sampaio
- C. E. Irondi Mantovani Pugliesi
CAMBIRA:
- C. E. Rosa D. Calsavara
CAMBÉ:
- C. E. Andrea Nuzzi
- C. E. Attilio Codato
- C. E. Helena Kolody
- C. E. Manuel Bandeira
LONDRINA:
- C. E. Carlos de Almeida
- C. E. Célia Moraes de Oliveira
- C. E. Dr. Heber Soares Vargas
- C. E. Hugo Simas
- C. E. Humberto Puiggari Coutinho
- C. E. Lúcia Barros Lisboa
- C. E. Margarida Barros Lisboa
- C. E. Nilo Peçanha
- C. E. Olympia Morais Tormenta
- C. E. Patrimônio Regina
- C. E. Rina Maria de Jesus Francovig
- C. E. Thiago Terra
- C. E. Padre Wistremundo Roberto Perez Garcia
FLORESTA:
- E. E. Arthur C E Silva
MANDAGUAÇU:
- E. E. Francisco J. Perioto
ROLÂNDIA:
- C. E. Lauro P Tavares
SANTO INÁCIO:
- E. E. Manoel F Almeida
SÃO JOÃO DO IVAÍ:
- C. E. José de Mattos Leao
WENCESLAU BRAZ:
- C. E. Miguel Nassif Maluf