Deputado Tiago Amaral apresentou voto de pesar pela morte do líder rural de Prudentópolis
Prudentópolis perdeu um de seus filhos mais ilustres. Faleceu na sexta-feira, dia 26/5, o sr. Elói Marino Bobato, aos 73 anos de idade. Um homem de fibra, que, com a força das mãos, construiu uma história de luta.
Filho de pioneiros de Prudentópolis, Marino Bobato foi agropecuarista e líder rural, político e comunitário. Viveu a vida toda na comunidade de Papanduva de Baixo. De acordo com Luiz Henrique Servat, gerente técnico da CAMP – Cooperativa Agrícola Mista Prudentópolis, Bobato foi a segunda pessoa a apostar no plantio de soja na região. Também produzia milho, feijão e erva-mate e criava suínos.

Exemplo de vida
A CAMP, aliás, só existe porque Marino Bobato se mobilizou, juntamente com o sr. Idalino, e liderou a criação da cooperativa, em 1977. A atitude mudou a realidade da agricultura na região. Além de ter sido presidente, Marino Bobato sempre participou da diretoria e só se afastou no fim de 2022, por causa de problemas de saúde.
“Marino Bobato foi um dos maiores exemplos de vida que eu conheci”, define o deputado estadual Tiago Amaral (PSD). “Um homem trabalhador, que desde criança pegou pesado na roça e assim se tornou um dos grandes produtores rurais da região”.
Tiago Amaral conta que visitou o agropecuarista no ano passado: “Passei momentos de muito aprendizado e inspiração, ouvindo suas histórias. Marino Bobato era um notável contador de causos, uma lição de vida em pessoa”.
Cícero Becher, engenheiro agrônomo da CAMP, confirma: “Uma pessoa extremamente atenciosa, que gostava muito de conversar e contar histórias, principalmente das lidas de serviço. Era uma pessoa extremamente trabalhadora. Um exemplo para a agricultura.”
Vereador mais votado em 1992
Luiz Henrique Servat lembra outra característica de Marino Bobato, a solidariedade: “Ele ajudava muito o povo, principalmente nas questões de saúde e de manutenção das estradas. Às vezes, até com o dinheiro do próprio bolso. Era uma pessoa muito prestativa. Um líder da comunidade”.
O respeito da população levou Marino Bobato a ser escolhido como vereador nas eleições de 1992. Foi o mais votado da cidade, com 1006 votos, chegando a participar da mesa diretora da Câmara Municipal de Prudentópolis. Hoje, seu filho Joacir é vereador na cidade e honra o seu legado.

Voto de pesar na Assembleia
Como reconhecimento público a alguém que tanto fez por Prudentópolis e por todo o estado, o deputado Tiago Amaral, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, apresentou nesta segunda-feira (29/5) um voto de pesar pelo falecimento de Marino Bobato.
“Ficam as saudades de uma pessoa tão querida, que sempre ajudou a quem mais precisava na sua comunidade. Meus sentimentos à dona Maria de Lourdes, sua esposa, e aos filhos Joacir, Álvaro, Ezequiel, Beatriz e Marina e a todo o povo de Prudentópolis e região”, declarou Tiago Amaral.