O município de Nossa Senhora das Graças faz parte dos 108 município da região sul do Brasil que ainda não possuem sistema de coleta seletiva, como mostram os dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Mas esse cenário está prestes a mudar.
Com a chegada de um caminhão coletor e equipamentos para a separação do lixo, o município pretende começar a coleta seletiva no início de 2020.
O município recebeu recentemente um caminhão coletor para realizar a coleta adequada de lixo reciclável. Segundo o prefeito Chico Maratta, até então não era possível fazer a separação dos resíduos pelas dificuldades de transporte. “Não tínhamos o caminhão, todo o lixo era coletado pelo mesmo veículo e tudo era levado para o mesmo lugar, agora com o caminhão será possível fazer a separação”, afirma o prefeito.
Além do caminhão, Nossa Senhora das Graças também irá receber equipamentos para a separação e reciclagem dos resíduos dentro do município. São eles uma prensa hidráulica, uma balança, uma esteira, empilhadeira e carrinhos de transporte. A ideia é montar um cooperativa dentro do município. “Já temos o pessoal disposto a trabalhar, temos o galpão e agora vamos receber os equipamentos. Com a cooperativa vamos fazer a coleta, a separação e a reciclagem dentro do próprio município e toda a renda será dos próprios catadores. Além de ser bom para nossa cidade, ainda vamos gerar empregos”, conta o prefeito.
Tanto o caminhão quanto os equipamentos para a coleta seletiva são recursos do Governo do Estado, viabilizados pelo deputado Tiago Amaral, e somam quase R$ 600 mil em investimentos para a destinação correta do lixo.
“Todo mundo quer uma cidade limpa, ninguém quer sua casa suja, e esses equipamentos chegam para dar mais qualidade de trabalho aos catadores. Eles vão fazer a coleta com mais eficiência e mais dignidade e o resultado vai ser visível para a população”, afirmou o deputado Tiago Amaral, responsável pela liberação do recurso para a aquisição do caminhão e dos equipamentos.
O caminhão coletor já está no município, e o convênio que libera o recurso para os equipamentos foi assinado na última terça-feira, 17, em um evento no Palácio Iguaçu.