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Prefeituras se unem para definir traçado do Contorno Norte de Londrina

Fotografia mostra reunião da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, em que as prefeituras da região trataram do Contorno Norte de Londrina, com o deputado Tiago Amaral.

Contorno Leste e outras obras também estiveram na pauta da Comissão de Infraestrutura

A Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná fechou o mês de junho realizando a 36ª reunião desde que foi criada, em 2017. A Comissão é composta por entidades do setor produtivo, parlamentares e representantes dos municípios da região. A reunião, na sede da ACIL em Londrina, reforçou a importância da regularidade e continuidade desses encontros para viabilizar obras essenciais e impulsionar o desenvolvimento regional.

Contorno Norte: municípios sugerem ajustes no projeto

Sobre o projeto do Contorno Norte, representantes das prefeituras de Londrina, Rolândia, Ibiporã e Cambé apresentaram os resultados da reunião que realizaram entre si, para avaliar o traçado do projeto, conforme o plano diretor de cada município. Eles apontaram a necessidade de alterações, para evitar conflitos com áreas urbanas já ocupadas.

A sinergia entre as quatro prefeituras foi elogiada pelos participantes da reunião. Segundo o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), um dos idealizadores da Comissão, a atitude sinaliza um comprometimento para que a obra se concretize da melhor forma para toda a região: “Esperamos tanto pelo Contorno Norte e ele precisa ser exatamente do jeito que beneficie a todos. O mais importante é essa união. O alinhamento entre todos nós é o que nos dá a força na representação”.

Contorno Leste: uma via estratégica para o desenvolvimento regional

Gilmar Domingues, do IPPUL (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina), falou sobre o Contorno Leste de Londrina. O projeto prevê viadutos, trincheiras e transposições, para que o tráfego possa fluir com mais agilidade. O projeto foi levado a Brasília no dia 21/6, numa reunião técnica e política com o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Gerson Guariente Junior, diretor Institucional da ACIL, que estava representando na reunião o presidente Ângelo Pamplona, contou que a comitiva de Londrina apontou ao ministro a necessidade de o município e a região terem a obra, para que a facilidade de circulação ajude no desenvolvimento. O ministro Renan recebeu a solicitação de inclusão do projeto nas novas concessões rodoviárias, que já estão em andamento. Contudo, Renan informou que os lotes 4 e 5 ainda não estão com o TCU (Tribunal de Contas da União), o que sinaliza a possibilidade de inclusão do Contorno Leste.

Guariente lembrou que, na reunião com Renan Filho, o deputado Tiago Amaral fez uma fala firme, mostrando que Ponta Grossa e Maringá já garantiram seus contornos. Por outro lado, Londrina, uma cidade maior, ainda não tem. Para Guariente foi naquele momento que o ministro dos Transportes entendeu a real necessidade da obra e se comprometeu a trabalhar para que os projetos da nossa região tenham condições de entrar na concessão.

A Comissão definiu que, no início de agosto, fará uma cobrança junto ao Ministério dos Transportes, para verificar a viabilidade do atendimento à demanda.

Fotografia mostra reunião da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, em que as prefeituras da região trataram do Contorno Norte de Londrina, com o deputado Tiago Amaral.
“O alinhamento entre todos nós é o que nos dá a força na representação”, explica o deputado Tiago Amaral.

Obras no Aeroporto de Londrina devem começar em julho

O CEO do Grupo Folha de Londrina, Nicolás Mejía, falou sobre o andamento das obras da nova concessão do Aeroporto de Londrina. O acompanhamento tem sido feito junto à CCR, concessionária responsável, que informou que as obras estão em processo de liberação do alvará na Prefeitura e devem começar em julho. A concessionária informou a Mejía que, assim que o documento sair, está pronta para iniciar imediatamente os trabalhos.

As obras preveem a instalação do ILS (Instrument Landing System), um sistema de auxílio à navegação, que fornece informações precisas aos pilotos para realizar pousos seguros, mesmo em condições meteorológicas adversas.

A pista ganhará mais 330 metros. As cabeceiras também serão ampliadas e terão outros ajustes para acomodar dois aviões ao mesmo tempo, o que reduzirá o intervalo de pousos e decolagens. Também haverá ampliações nos fingers, que são as passarelas conectadas às aeronaves, para embarque e desembarque de passageiros.

PRE reivindica iluminação no trecho urbano da PR-445

O capitão Glauco Andrade de Oliveira, comandante da 2ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual, participou da reunião e apontou melhorias para maior segurança na PR-445. Uma das medidas necessárias é reforçar a iluminação no trecho urbano, em Londrina e Cambé. Segundo o capitão, a mudança vai ajudar na fiscalização, no combate ao crime e na redução no número de acidentes e mortes.

Em 2022, foram 63 acidentes, 60% deles no horário entre 6h da tarde e 7h da manhã (38 acidentes). O horário concentra todas as vítimas fatais (cinco) e 56 dos 92 feridos.

Em contrapartida, só nos seis primeiros meses de 2023, já foram 45 acidentes. A exemplo do ano anterior, a maior parte deles, 65%, também ocorreu entre 6h da tarde e 7h da manhã, horário em que ocorreram todas as mortes (sete pessoas).

Outro ponto levantado pelo capitão Glauco é a urgência na instalação de telas embaixo das passarelas, para que os pedestres não se arrisquem a atravessar no meio da pista.

O deputado Tiago Amaral lembrou que já apresentou ao Governo do Estado, em conjunto com os prefeitos de Londrina, Marcelo Belinati, e de Cambé, Conrado Scheller, um projeto de iluminação em LED para este trecho urbano da PR-445.

Atualizações das obras

Como em todas as reuniões, o deputado Tiago Amaral apresentou um relato sobre o estado atual de obras prioritárias que são bandeiras da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná.

  • Viaduto da PUC

Foi publicado em Diário Oficial no mesmo dia da reunião o termo de rescisão do contrato com o consórcio que havia vencido a licitação, afastado pelo DER/PR devido a atrasos no cumprimento do cronograma. Agora, o segundo colocado será chamado a executar a obra. É a mesma empresa que construiu o Viaduto Bratislava, cumprindo os prazos e sempre fornecendo informações à Comissão, o que é um indício de que agora os trabalhos vão andar bem.

  • Duplicação da PR-445

Mais uma notícia positiva e um avanço. De Mauá da Serra a Lerroville, o IAT concedeu liberação do segmento entre os quilômetros 10 e 18. Dessa forma, houve avanço em mais uma frente de serviços, cuidando inicialmente de limpeza e terraplanagem. Em breve, deve começar a construção das pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, com a fundação prevista para ser executada neste mês de julho. Também estão em andamento os serviços de drenagem, valetas e bueiros de concreto. Entre os quilômetros 3 e 4, já começou o asfaltamento.

De Lerroville a Irerê, ainda está sem obras e sem novidades, o que motiva o deputado Tiago Amaral a fazer novas gestões junto ao Governo do Estado. A meta é cobrar o prazo para lançar a licitação e destravar as obras no trecho.

  • Viaduto da Estrada da Esperança (BR-369)

A prefeitura de Cambé já tem o projeto em mãos e está aguardando que o DER aponte o que precisa ser alterado, para adequações e atualizações. O deputado Tiago Amaral lembrou que o Viaduto da Esperança é hoje uma das grandes prioridades para a BR-369, notadamente após a inauguração do Viaduto Bratislava, que fez o tráfego fluir com mais intensidade e agilidade.

Nesse momento, Tiago Amaral recordou com carinho o ex-prefeito de Cambé, José do Carmo Garcia, falecido recentemente e que agora, graças a um projeto encabeçado pelo parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná, dará nome ao Viaduto Bratislava. “Nosso grande parceiro Zé do Carmo esteve presente em todas as reuniões da Comissão e temos sempre que nos lembrar dele”, disse Tiago Amaral.

Nova ponte sobre o Rio Tibagi, para encurtar distâncias

Ao final da reunião, o deputado estadual Tiago Amaral apresentou a ideia que lançou para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tibagi, ligando São Jerônimo da Serra a Londrina e os distritos. A obra é necessária para encurtar a distância entre os municípios. Apesar de estar lado a lado, a população leva mais de duas horas para se deslocar entre eles. Em mais de 200km, o Rio Tibagi só tem duas pontes, uma em Jataizinho e outra em Telêmaco Borba.

“A nova ponte sobre o Rio Tibagi será a ponte do desenvolvimento. Vai assegurar agilidade no transporte da produção e no deslocamento das pessoas, fazendo o progresso beneficiar todo o Norte do Paraná”, defende Tiago Amaral.

Fotografia mostra reunião da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, em que as prefeituras da região trataram do Contorno Norte de Londrina, com o deputado Tiago Amaral.

Participaram da reunião:
  • José Carlos Salgueiro – Secretário de Planejamento de Rolândia
  • Gilmar Domingues – Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina
  • Rosaly Nishimura – Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina
  • Cristiane Biazzono – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina
  • Reinaldo Filho – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina
  • José Antonio Bahls – Secretário de Planejamento de Cambé
  • Paulo Sergio Victor – Secretário de Planejamento de Ibiporã
  • Tiago Amaral – Deputado Estadual
  • Marcelo Janene El-Kadre – Sociedade Rural do Paraná
  • Decarlos Manfrin – Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina
  • Brazil Alvim Versoza – Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina
  • Nicolás Mejía – Grupo Folha de Londrina
  • Rosinda Stremlow – empresária
  • Carlos Alberto Feio Ribeiro – Associação das Empresas do Parque Industrial de Cambé
  • Gerson Guariente Junior – diretor Institucional da ACIL (representando o presidente Angelo Pamplona)
  • William Campos – Prefeitura de Ibiporã
  • Marcelo Orlando Pellizzon – Prefeitura de Ibiporã
  • Capitão Glauco Andrade de Oliveira – Polícia Rodoviária Estadual
  • William Rosa – Associação Médica de Londrina

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