Search
Close this search box.

Zé do Carmo, 4 vezes prefeito de Cambé, fez política com o coração

Fotografia mostra ex-prefeito Zé do Carmo abraçando o deputado estadual Tiago Amaral.

Grande líder faleceu aos 70 anos e deixa legado de transformações

Professor, amigo, líder transformador, uma referência de caráter e competência. Quem pergunta sobre o ex-prefeito de Cambé, José do Carmo Garcia, vai ouvir muitos elogios, até mesmo de adversários políticos. Zé do Carmo, como era conhecido, faleceu nesta terça-feira, dia 06/06, aos 70 anos de idade, por complicações de uma pneumonia bacteriana.

Referência política

Eleito prefeito pela primeira vez em 1988, teve como vice o ex-deputado estadual e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Durval Amaral, que dá um testemunho cheio de afeto: “Impossível separar os atributos do homem público com a pessoa simples do meu irmão Zé. Ele tinha paciência para ouvir, escutar, aconselhar. Fazia intervenções precisas, encontrava solução mesmo quando os problemas pareciam intransponíveis. Ele fez a diferença por onde passou”.

Tiago Amaral, que seguiu a vocação política do pai e hoje está no terceiro mandato como deputado estadual, ainda era criança quando conheceu Zé do Carmo. A convivência foi inspiradora: “Um homem que, com toda a sua simplicidade e humildade, tinha as visões mais lindas que alguém poderia ter. Zé do Carmo fazia belos discursos, mas colocava a mão na massa e, assim, materializou grandes sonhos”, lembra.

O prefeito de Cambé, Conrado Scheller, que foi vice de Zé do Carmo de 2017 a 2020, fez um emocionado depoimento nas redes sociais: “A cidade perdeu sua maior referência política. Eu perdi fisicamente mais que um amigo. Hoje eu perdi meu professor. Não só professor na política, mas de como manter os compromissos com as causas assumidas junto à cidade. Um homem inteligente, culto, respeitoso, com probidade e uma linda postura de homem público”.

De acordo com o governador Ratinho Junior, a partida do ex-prefeito é um momento de muita tristeza não só para Cambé, mas para todo o estado: “O Zé do Carmo era um homem decente, honesto, uma referência para as novas gerações. Uma pessoa que se dedicou a cuidar da população de Cambé. Era um apaixonado pela cidade, pelo Paraná e pelo ser humano. Ele dedicou a vida para ajudar aos outros“.

Fotografia antiga mostra ex-prefeito Zé do Carmo reunido com a família do deputado estadual Tiago Amaral.
Zé do Carmo com Durval, Seila, Mateus e Tiago Amaral: amizade antiga.

Quem foi Zé do Carmo Garcia

Nascido em Cambé, em 1952, José do Carmo Garcia contava que teve uma infância simples e muito feliz. Na juventude, foi ligado a movimentos da Igreja Católica e se sobressaiu como liderança comunitária. Formado advogado, entrou na vida pública e trabalhou na prefeitura a partir de 1977. Foi eleito prefeito pela primeira vez em 1988, conquistando também as eleições de 1996, 2000 e 2016. Zé do Carmo tinha um lema, que sempre repetia:

“Na vida e na atividade política, são as ideias que brilham, não os homens”.

Isso ele comprovou na prática. Como gestor público, foi, em primeiro lugar, um homem de diálogo e sempre esteve presente em todos os bairros da cidade. Fez muitas obras e mudou a realidade do município.

Zé do Carmo foi responsável pelo maior impulso que a industrialização de Cambé teve. Criou uma política para atrair novas empresas e ampliar as que já existiam, com incentivos fiscais, econômicos e estruturais. Foi um sucesso, ainda mais considerando que o Brasil vivia na época uma grave crise, enquanto Cambé experimentava um forte período de desenvolvimento, que se estendeu pelos outros três mandatos que ele conquistou.

O deputado Tiago Amaral destaca o caráter visionário: “Zé do Carmo abriu os olhos de todos sobre a necessidade de pensar no desenvolvimento, na geração de empregos, para realmente dar a oportunidade de as pessoas terem, acima de tudo, uma vida melhor”.

Trabalho reconhecido por especialistas

Para se ter uma ideia do impacto da missão cumprida por Zé do Carmo, a industrialização de Cambé chegou a ser tema de monografias na UEL e trabalhos apresentados em eventos. No VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, realizado em 2014, em Vitória (ES), a geógrafa Cássia Marques da Rocha destacou as consequências da chegada de novas empresas, como a Pado e a Sandoz, que se tornaram as maiores geradoras de ICMS e de postos de trabalho em Cambé. As duas empresas se instalaram na cidade nas gestões de Zé do Carmo, que também se preocupou com o planejamento. O ex-prefeito organizou os parques industriais e o distrito industrial conforme o porte das empresas.

Fotografia mostra Zé do Carmo comemorando a vitória nas eleições de 2016.
Fotografia publicada na Folha de Londrina mostra Zé do Carmo comemorando a última eleição para prefeito, em 2016: quatro mandatos a serviço de Cambé, da região Norte e de todo o Paraná. (Foto: Anderson Coelho)

Zé do Carmo, um líder municipalista nacional

Grande líder municipalista, José do Carmo Garcia foi reconhecido pelos seus pares e venceu eleições para presidente da Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema), da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e da Femupar (Federação das Associações dos Municípios do Paraná). Além disso, ele também se destacou nacionalmente na presidência da ABM (Associação Brasileira de Municípios). Teve inúmeras reuniões com secretários de estado, governadores, ministros e presidentes da República e fortaleceu a causa dos municípios. Em todas essas funções, compartilhou sua vasta experiência como administrador público, ajudando muitos outros prefeitos.

É como recorda o conselheiro Durval Amaral: “Sua competência, honestidade, caráter, honradez e personalidade o projetaram nacionalmente como homem público de destaque. Mesmo com todo o glamour do poder, isso nunca subiu em sua cabeça”.

Um legado de lições

José do Carmo Garcia completaria 71 anos no próximo dia 11 de julho. Ele deixa a esposa Maria de Lourdes, o filho André, a nora Lariane, o neto Luca, que nasce daqui a alguns meses, e uma legião de amigos e admiradores.

Para o prefeito de Cambé, Conrado Scheller, Zé do Carmo continua vivo nas lições que deixou: “Vai com Deus, meu professor. Você estará sempre entre nós. E lhe digo que em cada decisão minha tem um ensinamento seu”.

O conselheiro do TCE, Durval Amaral, diz que o ex-prefeito traduziu em ações concretas o amor ao próximo: “Zé do Carmo viveu o Evangelho em sua plenitude, com humildade, simplicidade, caridade, bondade. Ele fez da vida uma devoção à causa pública, levando infraestrutura e melhorando a qualidade de vida das pessoas”.

O deputado Tiago Amaral apresentou voto de pesar na Assembleia Legislativa. Ele enfatiza que a despedida de Zé do Carmo é triste, mas o legado que ele deixa é imenso: “A sua história, os seus exemplos, ninguém irá esquecer. Meu grande irmão, também um pai pra mim. Vai com Deus! Você está na eternidade. Um beijo e um abraço apertado, daqueles que você sempre me dava!”

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!