“A segurança pública é um pilar fundamental para o desenvolvimento de Londrina e o bem-estar de cada londrinense”.
Esse é o pensamento do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), membro da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, que trabalha firme na Assembleia e junto ao Governo do Estado para melhorar a realidade da segurança pública em Londrina.
Conheça agora 8 ações de Tiago Amaral pela segurança pública de Londrina:
1. Reorganização da PM em Londrina: mais policiais e viaturas
A Polícia Militar passou por uma grande reorganização desde 2021. Foi uma luta encabeçada pelo deputado estadual Tiago Amaral e que tornou Londrina a única cidade do interior do Paraná a ter mais de um batalhão. Na prática, a estrutura cresceu, com mais policiais e mais viaturas. Isso permitiu, em primeiro lugar, avanços no patrulhamento preventivo e ostensivo.

O redesenho começou a ser estruturado pelo então comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Hilberaldi Correia Lima, com aval do coronel Hudson Leôncio Teixeira, que era comandante-geral da PM e hoje é o secretário estadual de Segurança Pública. O deputado Tiago Amaral, atuante na área de segurança pública, colocou seu capital político a serviço da causa.
2. Londrina ganhou mais um Batalhão
Na reorganização, o 30º Batalhão de Polícia Militar saiu do papel em abril de 2022, ficando responsável pela Zona Norte de Londrina, região onde vivem mais de 200 mil pessoas. “Era uma ideia e uma necessidade antiga”, lembra Tiago Amaral. Foram muitas reuniões e negociações para conquistar o novo batalhão: “Tratamos pessoalmente com o governador Ratinho Junior, o secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, e o então secretário da Fazenda, Renê Garcia, entre outras autoridades. Explicamos tudo a eles, até que conseguimos concretizar”.

3. Nova Companhia desafogou 5º BPM de Londrina
No mesmo decreto que estabeleceu o 30º BPM, nasceu também a 11ª Companhia Independente na cidade de Cambé, que antes era atendida pelo 5º Batalhão de Londrina. Assim, o 5º BPM deixou de ser responsável por Cambé e pela Zona Norte e pôde se concentrar nas outras regiões de Londrina. Desde então, o Governo do Estado contratou mais de 600 novos policiais militares para atuar em Londrina e região.

4. 30º BPM vai ganhar nova sede, na Saul Elkind
Quando era relator do orçamento estadual, o deputado Tiago Amaral assegurou R$ 10 milhões para a construção da nova sede do 30º BPM, na avenida Saul Elkind, em Londrina. O ponto é estratégico para agilizar o deslocamento das viaturas e das equipes de policiamento e, acima de tudo, melhor atender às pessoas que vivem na Zona Norte de Londrina.
“Decisões tomadas pelo governador Ratinho Junior, a nosso pedido, criaram condições melhores para que a Polícia Militar pudesse ampliar o combate à violência e à criminalidade em Londrina, com maior estrutura, mais viaturas e efetivo. Como resultado, vemos a melhoria nos índices de segurança, o que demonstra que as medidas foram acertadas”, explica o deputado Tiago Amaral.
5. Segurança na Zona Rural de Londrina
Por ser produtor rural, o deputado Tiago Amaral tem um olhar especial sobre a segurança de quem vive e trabalha no campo em Londrina. Graças a indicações feitas por Tiago Amaral junto ao Governo do Estado, a Patrulha Rural foi reforçada com mais veículos e maior efetivo em todos os distritos de Londrina.
Por outro lado, Tiago Amaral também tem promovido reuniões entre lideranças do Sindicato Rural Patronal e do Conseg Rural, produtores rurais e autoridades das forças de segurança, como as polícias Civil, Militar e Rodoviária. A preocupação é com roubos e furtos de gado e maquinário, além da violência contra produtores e suas famílias.

“Vamos agir em cima dos receptadores e implementar uma política pública de cadastramento de equipamentos e rastreabilidade de animais. Outra medida é buscar uma maior integração com as forças de segurança de outros estados. Tudo principalmente para dar mais tranquilidade ao agro, que move a economia de Londrina”, detalha Tiago Amaral.
6. CPM Londrina melhora segurança e aprendizado
Outra luta importante que gerou uma grande vitória foi a instalação em Londrina, em 2018, do Colégio da Polícia Militar, o primeiro no interior do Estado. Até então, apenas Curitiba contava com a instituição, que se destaca pela excelência no ensino. Tanto que, em 2022, o CPM de Londrina ficou em 2º lugar no ranking geral do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ensino Médio na Rede Estadual do Paraná. Ou seja, o desempenho dos alunos é um dos melhores de todo o Paraná!

O Colégio foi resultado de uma forte mobilização, liderada por Tiago Amaral junto à comunidade da Zona Leste de Londrina e às secretarias estaduais de Educação e Segurança Pública.
De acordo com Tiago Amaral, “com o CPM de Londrina, os estudantes passaram a ter mais disciplina e respeito com pais e professores“.
Além disso, “a comunidade teve um grande ganho na segurança. E esses resultados excelentes no IDEB vieram para coroar esse trabalho magnífico feito pelos educadores e pela PM no colégio”, exalta Tiago Amaral.

7. Delegacia Cidadã está pronta e será inaugurada em breve
O deputado Tiago Amaral, que preside a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, ainda conseguiu a construção da Delegacia Cidadã em Londrina. É mais um investimento do Governo do Estado, no valor de R$ 10 milhões.
A Delegacia Cidadã inova no atendimento policial, concentrando vários serviços, como registro de ocorrências, investigações, emissão de documentos, entre outros. As instalações modernas terão salas separadas pra atender vítimas e agressores. Também haverá ambientes isolados para adolescentes, mulheres e idosos, além de não ter carceragem.

“A Delegacia Cidadã vai permitir a reestruturação das atividades da Polícia Civil em Londrina, além de trazer, sobretudo, um espaço adequado para o atendimento mais humanizado à população”, pontua Tiago Amaral.
O prédio, erguido na avenida Luigi Amorese, no Jardim do Sol, já está pronto, com quase 1.800 metros quadrados. A Polícia Civil já está cuidando de todos os preparativos para a inauguração, como instalação de mobiliário, internet e telefonia, entre outras coisas. A previsão é inaugurar até o mês de julho.
8. Nova luta: regionalização do Choque
Outro passo importante será a regionalização do Choque, defendida junto ao Governo do Estado pelo deputado Tiago Amaral. O Batalhão de Polícia de Choque é uma equipe especializada em atuar no combate ao crime organizado.
Londrina tem uma Companhia de Choque ligada ao 5º Batalhão. Há um projeto em nível estadual de fortalecer as estruturas do Choque também no interior. “A prioridade nossa é que Londrina seja uma das principais sedes do Choque no Estado do Paraná. Como resultado, vamos ter um aumento do efetivo e de viaturas”, prevê Tiago Amaral.

Reconhecimento
As ações concretas do deputado estadual Tiago Amaral em favor da segurança pública renderam homenagens e reconhecimento:
- Medalha Coronel Sarmento, a maior honraria da Polícia Militar do Paraná
- Mérito Policial Rodoviário
- Mérito do 5º BPM de Londrina
- Mérito do 30º BPM de Londrina
- Mérito do 15º BPM de Rolândia
- Mérito do Ensino Policial Militar da Academia do Guatupê
- Mérito dos 50 anos da Academia do Guatupê
- Mérito do 2º Comando Regional da Polícia Militar
- Mérito da extinta 4ª Companhia Independente de Polícia Militar
- Mérito do 3º Grupamento dos Bombeiros, sediado em Londrina
