Search
Close this search box.

Tiago Amaral e Conrado Scheller solicitam transformação da 4ª Cia do 5º BPM de Cambé em Companhia Independente

Mudança faz parte de uma reorganização do policiamento na região

Uma reorganização do policiamento envolvendo a transformação da 4ª Cia do 5º BPM de Cambé em Companhia Independente vem sendo solicitada há algum tempo pelo deputado Tiago Amaral e agora ganhou mais um reforço com ofício encaminhado ao parlamentar pelo prefeito de Cambé, Conrado Scheller, onde consta um parecer técnico do 2º Comando Regional da Policia Militar.

Entre os vários dados apresentados está a relação de 1 PM para cada 1.638 habitantes. Cambé possui uma população estimada de 107 mil habitantes em uma área territorial de 495 km2, sendo que 4ª Companhia do 5º Batalhão de Policia Militar possui um efetivo de 70 PMs, bem menor que o adequado e o número de viaturas também está defasado, com 70% delas sem condições de uso.

“Carrego a bandeira da Segurança Pública e defendo a criação de uma Companhia Independente no Município, desde meados de 2009, em meu primeiro mandato, quando ainda era vereador. Só por isso já é possível constatar há quanto tempo a cidade de Cambé aguarda por esta conquista.”, afirmou o prefeito Conrado Scheller.

Reorganização do policiamento

De acordo com o deputado Tiago Amaral, a transformação da 4ª Cia do 5º BPM de Cambé em Companhia Independente faz parte de uma reorganização do policiamento na região.

A primeira parte dessa reorganização foi apresentada durante a inauguração da sede da AMEPAR, com a transferência das cidades de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Primeiro do Maio e Sertanópolis para atendimento da 4.ª Companhia Independete de Policia Militar (4ª CIPM).

“O próximo passo é a transformação da 4.ª CIPM em Batalhão e da 4ª Cia do 5º BPM de Cambé em Companhia Independente. Levar a 4ª CIA IND, que hoje está na Zona Norte, para Cambé e dar mais autonomia ao município, como acontece em Rolândia e Arapongas, deixando menos responsabilidade e atribuição para o 5º Batalhão que poderá atender melhor as cidades de Ibiporã e Tamarana. Na sequência, e essa é outra luta, transformar Arapongas em um batalhão da PM. Essas são as grandes bandeiras de policiamento militar que todos nós e os prefeitos precisam estar focados, essa é a estratégia, esse é o caminho que está sendo feito e todos nós devemos bater na mesma tecla. Tudo isso vai fazer da nossa região em uma potência em segurança pública”, comentou Tiago Amaral.

A reorganização do policiamento tem sido tratada por Tiago Amaral com o comandante da PMPR, tenente coronel Hudson, e o tenente-coronel Hilberaldi, comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar (2º CRPM). Leia mais aqui

Na primeira fase, as cidades de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Primeiro do Maio e Sertanópolis passaram a ser atendidas pelo 4.ª Companhia da Polícia Militar, atualmente responsável pelo policiamento da zona norte de Londrina, sob o comando do Major Tordoro. A reorganização vai aliviar o 15.º BPM, que vai poder atender melhor dez municípios, e esses quatro passam para a 4.ª Companhia, que tem uma grande estrutura e está, logisticamente, do lado deles. A 4ª CIPM conta com 219 PMs e atende uma população de 220 mil habitantes. Com a reestruturação contará com 246 policiais para 274 mil habitantes, passando de 1 PM/1004 hab para 1 PM /1115 hab.

Obrigado por ler nosso artigo

Quando Tiago Amaral dá a sua palavra está garantindo que trabalhará incansavelmente para atender aquela demanda.

Novidades

Vem pro Face do Tiago

Último vídeo

Acompanhe o Tiago no seu E-mail

ocê gostaria de receber dicas, novidades e conteúdos exclusivos do Tiago no seu e-mail? Então, inscreva-se na newsletter dele e não perca nada! É fácil e rápido, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você vai receber um e-mail de confirmação e pronto, você já faz parte da lista de assinantes do Tiago. Aproveite!