Uma notícia bastante aguardada por moradores, produtores rurais e empresas dos municípios ao longo da PR-170. O projeto do trevo de acesso à Jaguapitã está concluído e em fase de elaboração de orçamento. O próximo passo é a licitação.
O projeto foi apresentado na manhã desta sexta-feira (26) ao deputado Tiago Amaral (PSB), que fez o pedido da obra ao DER junto com o prefeito de Jaguapitã Ciro Brasil.
Na Superintendência Regional Norte – DER, em Londrina, eles conheceram o projeto que prevê a construção de uma rótula alongada com extensão duzentos metros. A obra será na PR-170 para acesso à Jaguapitã pela PR-340.
Uma curva distante 120 metros do ponto onde será construído o trevo não possibilita a construção de uma rotatória, como se imaginava anteriormente. As regras de segurança de tráfego preveem visibilidade de 250 metros para uma rotatória.
“A opção por uma rótula alongada levou em conta o que é melhor em termos de segurança. E é isso o que queremos: o que for mais seguro para as pessoas que passam pelo local”, explicou Tiago Amaral.
O tráfego costuma ser intenso. A PR-170 é uma das rodovias que recebe o tráfego de caminhões transportando cargas de São Paulo, do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso em direção ao Porto de Paranaguá.
O prefeito Ciro Brasil levou uma cópia do projeto para Jaguapitã comentou que o trevo vai aumentar a segurança e reduzir os acidentes comuns naquele trecho.
De acordo com o superintendente Sergio Selvatici a obra deverá custar em torno de R$ 1,5 milhão. A previsão é fechar o orçamento até o próximo dia 31 e abrir a licitação até o final de fevereiro. O prazo de conclusão de uma obra desse porte é de seis meses. Também estão previstos dois redutores de velocidade no local.
Recuperação da PR-170 – Uma licitação de emergência por pregão, que é mais rápida, está sendo realizada para melhorias na rodovia com serviços de tapa-buraco e reperfilagem. Além destes serviços, a PR-170 faz parte do pacote do Programa de Conservação para manutenção e recuperação da malha rodoviária que também está em licitação.
Com a total revitalização, serão beneficiados produtores rurais e moradores de inúmeras cidades, além dos caminhoneiros que precisam trafegar todos os dias pela via que leva aos Estados de São Paulo e do Mato Grosso. Entre janeiro de 2015 a dezembro de 2017 ocorreram 17 acidentes no trevo. Onze pessoas ficaram feridas e uma morreu no local.
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